Todos os resgates de trabalho escravo realizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego entre 2003 e 2013 foram organizados em um mapa no projeto Infoamazonia. A visualização permite observar a alta incidência de flagrantes nas áreas em que mais houve desmatamento na Amazônia e reforça a relação entre avanço da fronteira agrícola, degradação social e devastação do meio ambiente. No mapa abaixo, passe o cursor sobre os círculos vermelhos para ver a quantidade de trabalhadores libertados por município no período – quanto maior o círculo, maior a incidência. Clique nos botões “frigoríficos” e “desmatamento” para visualizar onde estão frigoríficos na Amazônia e onde ocorreu o desmatamento.
Mapa de resgates de escravos na Amazônia
recarregue a página ou clique aqui se não conseguir visualizar
O Infoamazonia é hoje a principal base de dados sobre Amazônia e agrega as notícias publicadas sobre a região. Além de organizar as informações sobre resgates, o projeto passou a divulgar também as reportagens sobre trabalho escravo na região, incluindo os textos publicados pela Repórter Brasil.
Um belo gráfico, temos agora que cruzar com os crimes fiscais.
gostaria de parabenizar pelas excelentes coberturas em prol de sociedades mais justas.
fórum de direitos humanos e da terra – MT
Vivemos na transcendência atacando o que mais de belo existe. O homem nasce com a sanidade, atingindo a puberdade torna-se insano.
O que causa repulsa não é só a miséria, mas saber que ainda quando o homem está em seu limite de sobrevivência, abaixo da linha d’água, ainda tem alguém querendo explorar, obter lucro, sem nenhuma ética, barbarizando seu semelhante. Sempre acompanho as coberturas, compartilho, coloco os assuntos em discussão. Obrigada por me manter informada.