Depois de 35 anos andando por essas “quebradas do sertão”, como dizia Luís Gonzaga, é com uma boa dose de emoção que vejo esse curta dirigido por Tiago Carvalho, produzido em parceria pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a VídeoSaúde – distribuidora de Fiocruz e o Canal Saúde. O semiárido denso de Remanso (BA), dona Gracinha e sua família vivendo com dignidade num período que em outras épocas seria uma tragédia social.
Assista ao CORAGEM É UM DOM de AGROECOLOGIA no Vimeo.
Aí vem a beleza desse vídeo. Trinta anos depois, com uma estiagem pior que aquela em termos de pluviosidade, a vida é levada até com certa facilidade. “Hoje é diferente”, diz a protagonista do vídeo. Ela adentrou a lógica da convivência com o semiárido. Ela cria mais que do que planta. Cria caprinos mais que bovinos. Planta palma mais que milho e sabe fazer a forragem. Vacina os animais. Sabe fazer o queijo, com toda higiene, e vendê-lo no mercado de Remanso. Aprendeu recolher e preservar a água da chuva em várias tecnologias e aproveitar a água do subsolo. Cultiva hortaliças em ambientes preparados. Parece que ela entendeu definitivamente o que é o Semiárido e o melhor jeito de se viver por aqui.
Então, ela pode continuar no campo do Semiárido mesmo em períodos de longas estiagens.
Talvez a mais bela expressão de uma agroecologia adequada ao semiárido seja o rosto das pessoas. A filha pode morar com ela na propriedade familiar. As pessoas que aparecem no vídeo tem saúde, beleza, segurança no que dizem.
As centenas de animais que rodeiam o barreiro na cena final, dizem que aqui, respeitando as características do clima e do ambiente, a vida pode ser bela, diversa, farta e segura.
O sertão não mudou, o modo de nele vivermos é que está mudando.
* Roberto Malvezzi, o Gogó, vive e atua junto a movimentos sociais no semiárido desde o final dos anos 70. É integrante da Comissão Pastoral da Terra e reside hoje em Juazeiro (BA). Leia mais sobre o trabalho que desenvolve em seu site.
Leia também: Monocultivo e veneno ameaçam Chapada do Apodi (RN)