Após o lançamento da segunda fase do projeto Arquitetura da Gentrificação, a ONG Repórter Brasil realizará um debate sobre a privatização das ruas, tema do projeto, em São Paulo. O debate será mediado pelos idealizadores do projeto, os jornalistas Sabrina Duran e Fabrício Muriana.
Na segunda fase do Arquitetura da Gentrificação, a ONG investigará como se dá a apropriação de ruas e praças por agentes econômicos privados em São Paulo, que acontece quando gestores da cidade colocam espaços públicos a serviço de corporações. Após a apuração, serão criados um site com os resultados detalhados do estudo (análises, documentos, vídeos, entre outros) e um documentário curta-metragem mostrando os efeitos dessa política na população. Assim como a primeira fase, este processo será feito com base em financiamento coletivo, por meio da plataforma Catarse.
Como em sua primeira fase, o projeto também será realizado através de financiamento coletivo. Trata-se de um modelo radical de transparência e independência jornalística, em que o caráter público do trabalho de apuração, produção das reportagens e sua disseminação são intensificados, tornando-o uma prestação de serviço totalmente alinhada às necessidades e interesses do público que o financiou.
Clique aqui para conferir a página de doações do projeto
Serviço
Debate sobre a segunda fase do Arquitetura da Gentrificação e privatização das ruas
14 de agosto, às 19h30
LOCAL: Espaço oGangorra + Las Magrelas
ENDEREÇO: Rua Mourato Coelho, 1344 – Vila Mariana, São Paulo (SP) (ver mapa)
ENTRADA GRATUITA (sujeita à lotação de 40 lugares)
ORGANIZAÇÃO: Repórter Brasil
Evento no Facebook: on.fb.me/1rnNshB