Íntegra das respostas das empresas e dos deputados na lista dos que mais receberam doações de infratores ambientais do Ibama

Maioria dos deputados recebeu doação de desmatadores. Como isso reflete na sua atuação?
 30/01/2018

Resposta da deputada Cristiane Brasil

Nunca tive relação nem contato com nenhuma das empresas que me doaram. Foram acordos com as direções partidárias nacional e estadual. Lamento que as empresas tenham cometido infrações ambientais e espero que elas acertem suas pendências com os órgãos responsáveis. Cristiane Brasil

Resposta do deputado Marco Antônio Cabral

Todas as doações foram feitas de forma transparente e declarada, cumprindo as normas da legislação eleitoral.

Resposta do deputado Deputado Nelson Meurer

Procurado, não respondeu às solicitações.

Resposta do deputado Dilceu Sperafico

Eu não sei absolutamente nada. Eu só recebi doações do partido. O partido centralizava as doações e distribuía aos partidas. Não pedi doação a nenhuma empresa. Recebíamos do partido, que repassava para nós. Mas eu não tive contato com nenhuma dessas empresas. Seis mandatos já fiz, e nunca fiz [pedido]. Não conheço essas partidas. Quem tem que dar explicação é o partido.

Resposta do deputado Arthur Virgílio Bisneto

Assessoria declarou que todas as doações foram registradas e estão dentro da lei.

Resposta da Agrex do Brasil

No momento da autuação [pelo Ibama] a Agrex do Brasil, ainda denominada Los Grobo, possuía um contrato de parceria agrícola com um produtor da região do Maranhão, contrato esse firmado em 2009 e encerrado em 2014. O referido proprietário foi autuado, mas como o contrato de parceria ainda estava vigente, também fomos incluídos no auto de infração. A multa lavrada foi devidamente paga e também foi assinado junto ao Ibama um plano de recuperação de áreas Degradas. Ano após ano tem crescido nosso cuidado em ter uma gestão responsável da nossa produção, originando nossos grãos através de processos ambientalmente corretos e socialmente adequados.

A Agrex do Brasil é membro da ACEBRA, Associação das Empresas Cerealistas do Brasil, instituição que exerce papel importante no desenvolvimento da produção agrícola brasileira. Em 2014, como os demais membros da associação, realizamos uma doação ao candidato a deputado Dilceu Sperafico (PP-PR). A doação foi feita de forma transparente como auxílio à campanha eleitoral do deputado.

Resposta da Alesat Combustíveis
As doações foram direcionadas aos partidos citados, conforme permitido pela legislação eleitoral à época. A empresa não acompanha esses parlamentares. A empresa desconhece a autuação referente a obras em Aracati (CE) sem licença ambiental.

Resposta da Camargo Correa

A Construções e Comércio Camargo Corrêa esclarece que não procede a informação sobre doação eleitoral e que executou as obras citadas com as licenças ambientais competentes. A empresa apresentou os esclarecimentos cabíveis em recurso no âmbito administrativo.

Resposta da Cervejaria Petrópolis
Todas as doações eleitorais do Grupo Petrópolis foram feitas seguindo a legislação e ocorreram de forma legal para todos os partidos. Sao os partidos que escolhem os candidatos que devem receber os recursos. Ambas as multas estão sendo contestadas judicialmente.

Construtora Andrade Gutierrez

Procurada pela reportagem, empresa informou que não vai se manifestar.

Construtora Queiroz Galvão

Procurada pela reportagem, a empresa não respondeu às solicitações de esclarecimentos.

Resposta da FBS Construção Civil e Pavimentação

A FBS Construtora informa que em 2014 realizou uma doação ao Partido Progressista e não ao deputado em questão. Quanto ao tema relacionado ao IBAMA, esclarecemos que a FBS, na época, realizou as atividades em áreas indicadas e autorizadas pelo órgão competente.
Neste momento, a empresa está elaborando um novo Projeto de Recuperação de Área Degradada – PRAD, que será submetido à aprovação do IBAMA.
Reiteramos nosso compromisso com as questões socioambientais e para tanto adotamos uma política que cumpre, rigorosamente, todas as normas de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, sempre em conformidade com a Legislação vigente.
Permanecemos à disposição para eventuais outros esclarecimentos

Flora Produtos de Higiene e Limpeza

A assessoria da empresa informou, por telefone, que autuação do Ibama se deveu a um problema com abate de gado, uma atividade que a empresa não exerce. A Flora recorreu da multa nas instâncias administrativas e também na Justiça. A empresa comunicou ainda que as doações foram feitas aos partidos, que podem ter repassado os recursos aos candidatos.

Flora Produtos de Higiene e Limpeza

A assessoria da empresa informou, por telefone, que autuação do Ibama se deveu a um problema com abate de gado, uma atividade que a empresa não exerce. A Flora recorreu da multa nas instâncias administrativas e também na Justiça. A empresa comunicou ainda que as doações foram feitas aos partidos, que podem ter repassado os recursos aos candidatos.

 

Não responderam aos pedidos da reportagem

Galvão Engenharia
Procurada pela reportagem, a empresa não respondeu até a publicação da reportagem.

Stopetróleo S/A
Procurada pela reportagem, a empresa não respondeu até a publicação da reportagem.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM