Íntegra da resposta da Sabesp

Confira a resposta da Sabesp à reportagem ‘“Coquetel” com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada 4 municípios - consulte o seu’
 12/04/2019

A Sabesp informa que a qualidade da água fornecida pela Companhia obedece aos parâmetros do Anexo XX da Portaria de Consolidação 5/2017 do Ministério da Saúde. Nesta legislação estão definidos os parâmetros e a frequência do monitoramento que deve ser realizado no controle de qualidade da água produzida e distribuída. Para isso, são realizados 90 tipos de testes e mais de 90 mil análises mensais que aferem parâmetros de turbidez, cor, cloro, coliformes totais, metais, agrotóxicos dentre outros. Este trabalho é realizado em 16 laboratórios de controle sanitário. Os Relatórios de Qualidade da água são enviados mensalmente ao Ministério da Saúde. Esses relatórios também são disponibilizados às Vigilâncias Sanitárias dos municípios operados. Os clientes podem conhecer os resultados na própria conta, que traz resumo dos parâmetros avaliados ou pelo site da companhia em www.sabesp.com.br. A Sabesp ainda conta com uma equipe de degustadores: especialistas formados por químicos, biólogos e técnicos responsáveis para análise de variáveis no sabor, aroma e densidade do líquido. Os resultados são encaminhados para as ETAs a fim de nortear o tratamento da água e eventuais ajustes preventivos ou corretivos.

A Sabesp atende 371 municípios de um total de 645 no estado de São Paulo. A atuação da Companhia se atém aos municípios com os quais foram firmados acordos de concessão para a operação dos sistemas. Nos municípios operados pela Sabesp não tivemos registro de ocorrência de agrotóxicos.

No caso de Guarulhos, município que a Sabesp assumiu em janeiro deste ano, os relatórios anteriores podem ser encontrados no link. Atualmente 89,09% da população de Guarulhos é atendida pela rede coletora de esgoto.

Fontes de captação de água para abastecimento das quatro cidades citadas:

Guararema: rio Paraíba do Sul e poços subterrâneos

Caçapava: rio UNA e rio Paraíba do Sul e poços subterrâneos

Lourdes: poços subterrâneos

Guarulhos: Cantareira, Alto Tietê, Cabuçu e Tanque Grande e poços tubulares profundos.

Proteção dos mananciais

A Sabesp participa do Programa Nascentes do Governo do Estado de São Paulo, sendo que atualmente foram plantadas e encontram-se em manutenção 416 mil mudas no Sistema Cantareira, no entorno do Reservatório Cachoeira e 58 mil mudas no Vale do Paraíba, no município de Igaratá. Já foi contratado o plantio e manutenção de mais 150 mil mudas no Cachoeira e mais 110 mil mudas no município de Mirante do Paranapanema.

Dada a necessidade de preservação dos recursos hídricos, a Companhia é proprietária e mantém áreas dentro de unidades de conservação, realizando a recuperação florestal (plantio), além de trabalhos de fiscalização e monitoramento. As áreas também são disponibilizadas para o desenvolvimento de estudos ambientais por universidades e o desenvolvimento de atividades com o envolvimento da sociedade por meio de ONGs e outras instituições.

Desde 1990, a Sabesp possui dois viveiros que já produziram mais de 900 mil mudas nativas, de 170 espécies diferentes, com o objetivo de atender aos projetos de restauração e recomposição de mata ciliar no entorno dos mananciais que abastecem a RMSP. Mantém também um viveiro na ETE de Jales, que fornece anualmente aproximadamente 5.000 mudas.


APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM