Repórter Brasil é alvo de ataques exigindo que reportagens sejam apagadas

Ataques desrespeitam liberdade de expressão e de imprensa; organização não atenderá nenhuma tentativa de constrangimento ilegal
Por Redação
 12/01/2021

A Repórter Brasil está sendo alvo de uma série de ataques nos últimos dias que conseguiram retirar seu site (reporterbrasil.org.br) do ar. Os invasores ameaçam continuar a ação criminosa caso reportagens não sejam apagadas.

A situação não é apenas um flagrante desrespeito à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa, mas também possível crime de constrangimento ilegal, previsto no artigo 146 do Código Penal.

Após uma série de ataques conseguir derrubar o site por algumas horas no dia 6 de janeiro, a organização recebeu um e-mail anônimo: “Como devem ter percebido vcs passaram por alguns problemas tecnicos na ultima data. Para que isso nao ocorra novamente removam as materias nas pastas de 2003, 2004, 2005 (sic)”.

Como a Repórter Brasil não atendeu, nem atenderá nenhuma tentativa de constrangimento ilegal, ainda mais uma que represente autocensura, os ataques continuaram.

Na manhã de quinta (7), a sede da Repórter Brasil passou por uma tentativa de invasão física. Por conta da chegada de vizinhos, o arrombamento do portão não pode ser consumado, mas ele terá que passar por reparos. A segurança foi reforçada.

Na sexta (8), os criminosos deram um ultimato: “vamos esperar até 11/01 para que atendam nossas solicitações…” E, nesta segunda (11), os ataques voltaram com força, mantendo o site fora do ar por algumas horas.

A Repórter Brasil é constantemente assediada por descontentes que exigem que reportagens sejam retiradas do ar. Não é possível afirmar se um deles está por trás dos ataques ou se o objetivo é manter o portal inacessível, o que deverá ser objeto de detida apuração pelas autoridades responsáveis.

A equipe de segurança digital da Repórter Brasil tem conseguido neutralizar a ação, mas eles vão mudando de estratégia, o que gera instabilidade no acesso.

Com a ajuda de nossos advogados, foram realizados boletins de ocorrência na Polícia Civil de São Paulo. E estamos comunicando o Ministério Público Federal, entre outras instituições competentes, e acompanharemos de perto o desenrolar das investigações.

O jornalismo da organização que completa 20 anos em 2021 é reconhecido e premiado internacionalmente pela cobertura de crimes ambientais e de violações aos direitos humanos.

No dia 4 de janeiro, por exemplo, a organização publicou investigação jornalística sobre a cadeia produtiva do trabalho análogo ao de escravo na pecuária bovina, que teve grande repercussão fora do país.

Se, por um lado, ataques como esse são a prova da qualidade de nosso jornalismo, por outro são um alerta a outros veículos de um novo tipo de assédio: a censura através de violência digital.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM