Conheça os produtos químicos identificados por meio de fotos em fazenda fiscalizada em Buriti, Maranhão

Leia abaixo a pesquisa feita pela reportagem com especialistas e fontes internacionais sobre os produtos encontrados na Fazenda São Bernardo, de Gabriel Introvini, fiscalizada pelo caso de pulverização aérea no Maranhão
 05/08/2021

Esta pesquisa foi feita para a matéria ‘Sojeiros dizem que sarna causou problemas de saúde em vila onde avião lançou agrotóxicos’

Nome comercial Ingrediente(s) ativos(s)ConcentraçãoUsoClasse QuímicaFabricante
OCHIMAÉster alquílico de ácido fosfóricoEspalhanteSyngenta
PRIORI XTRAAzoxistrobina
Ciproconazol
20%
7%
Estriobilurina
Triazol
FungicidasSyngenta
CRUISER 350FSTiametoxan35%NeonicotinoideInseticidaSyngenta

OCHIMA é um éster alquílico de ácido fosfórico, um adjuvante para aumentar a eficiência dos agrotóxicos nas plantas, não é um agrotóxico.

PRIORI XTRA – é um produto com dois agrotóxicos fungicidas, a Azoxistrobina e o Ciproconazol:

Azoxistrobina é um agrotóxico fungicida de amplo espectro, da classe das estriobilurina, aprovado para uso na Europa e Estados Unidos. Tem toxicidade moderada para a saúde humana, embora tenha efeitos irritantes nos olhos e pele, efeitos no fígado e sobre o desenvolvimento e saúde reprodutiva e possa ser bioacumulável. Para o ambiente, apresenta toxicidade aguda e crônica para peixes, abelhas e grande potencial de persistência no solo, e portanto, podendo ser lixiviado para os mananciais e lençóis freáticos.

Ciproconazol é um agrotóxico fungicida de amplo espectro, da classe dos triazóis, aprovado para uso na Europa e Estados Unidos. Tem toxicidade moderada para a saúde humana, embora tenha efeitos sobre o trato respiratório, fígado e sistema endócrino. Para o ambiente, apresenta alta toxicidade aguda e crônica para aves, abelhas e animais marinhos. Tem grande potencial de persistência no solo, e portanto, podendo ser lixiviado para os mananciais e lençóis freáticos.

CRUISER 350FS – é um produto com um agrotóxico inseticida, o Tiometoxan:

Tiometoxan é um agrotóxico inseticida de amplo espectro, da classe dos nenicotinoides, aprovado para uso em alguns países da Europa e Estados Unidos. Tem toxicidade moderada para a saúde humana, embora tenha efeitos em células do fígado. Para o ambiente, apresenta toxicidade elevada aguda para abelhas e grande potencial de locomoção no solo, e portanto, podendo ser lixiviado para os mananciais e lençóis freáticos.

FONTES:

Lewis, K.A., Tzilivakis, J., Warner, D. and Green, A. (2016) An international database for pesticide risk assessments and management. Human and Ecological Risk Assessment: An International Journal22(4), 1050-1064. DOI: 10.1080/10807039.2015.1133242

USEPA. Washington, DC: United States Environmental Protection Agency.

https://www.epa.gov/pesticide-registration/azoxystrobin-petition-and-response

https://www3.epa.gov/pesticides/chem_search/cleared_reviews/csr_PC-060109_20-Jun-00_a.pdf

IARC. IARC Monographs on the Identification of Carcinogenic Hazards to Humans. 27 nov. 2020. International Agency for Research on Cancer. [Internet]. Disponível em: https://monographs.iarc.fr/agents-classified-by-the-iarc/ Acesso em: 21mai. 2021.


APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM