Íntegra da entrevista com o advogado do fazendeiro investigado pelo caso de agrotóxicos jogados de avião em comunidade rural do Maranhão

Advogado do fazendeiro Gabriel Introvi, investigado pela intoxicação por agrotóxicos das comunidades de Araçá e Carranca, respondeu aos questionamentos da reportagem por email
 05/08/2021

Está entrevista faz parte da matéria ‘Sojeiros dizem que sarna causou problemas de saúde em vila onde avião lançou agrotóxicos’

Repórter Brasil  – O Sr. Gabriel Introvini foi multado em R$ 273 mil por pulverização aérea de agrotóxicos sem ter a licença para isso. O senhor tinha a licença?  

Pedro Ronny Argerin – Foi multado por ausência de licença para pulverização aérea. Mas o Sr. Gabriel tem licença para pulverização aérea, podemos enviar, caso entender necessário

RB –  Já pagou a multa ou irá recorrer?

PRA – Ingressamos com recurso e apresentamos a Licença Ambietal em nome do Sr. Gabriel Introvini e também da Empresa de Aviação Agrícola que foi contratada e responsável pela aplicação.

RB – Além disso, foi obrigado a pagar os custos dos serviços médicos nas comunidades durante o mês de maio. O senhor cumpriu com essa ordem?

PRA – Os custos com serviços médicos foi uma opção pessoal do Sr. Gabriel, antes de receber qualquer decisão judicial, e quando foi intimado informamos o Juíz que os serviços já estavam sendo feitos, independentemente da decisão judicial.

RB – Assim como mostra o inquérito policial, o senhor contratou a empresa Flórida Aviação Agrícola para realizar a pulverização aérea. Essa informação está correta?

PRA – A pulverização foi realizada pela Empresa contratada. A informação no Inquerito Policial está correta e foram apresentados os documentos comprovando.

RB – Qual era a rota de voo contratada?

PRA – Nesse sentido há um grande equívoco, que já foi totalmente provado e inclusive confessado pelos próprios denunciantes. O verdadeiros responsável pela rota que sobrevoou a comunidade de Araça foi realizada pela Fazenda Europa de propriedade do Sr. Sergio Strobel. 

RB – Quais agrotóxicos foram despejados na Fazenda São Bernardo?

PRA – Não foi pulverizado agrotóxicos, mas sim fertilizantes.

RB -Como o senhor e o seu filho estão respondendo às acusações.

PRA – Contratamos vários profissionais, advogados, médicos, outros profissionais da saude e agronomo e apresentamos provas que não somos os responsaveis pelas acusações noticiadas. Juntamos provas tanto no Inquerito Policial como tambem perante o Juixz.

RB – Quais fertilizantes foram pulverizados? 

PRA

a) Supa Moly;

b) Quantis e 

c) Broadaque

RB – Mas ele não está sendo acusado de contaminação apenas em Araçá, mas em Carranca também. Ele apresentou provas para essa acusação também?

PRA – Carranca não tem uma única prova contra o Sr. Gabriel, juntamos prova nesse sentido. Na verdade, é uma perseguição de duas pessoas Vicente e Edilson.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM