A oficina virtual: “A conta que o Agro não paga” aborda os impactos socioambientais das exportações agropecuárias brasileiras, apresentando de forma interativa pesquisas, reportagens e estudos de caso produzidos pela Repórter Brasil e por outras organizações, institutos e universidades.
A formação faz parte da campanha “Our Food. Our Future”, que busca mobilizar jovens para conhecer, debater e transformar a maneira como são produzidos os alimentos, pressionando por mudanças que tornem essa produção justa e sustentável. A iniciativa é liderada por uma coligação internacional de organizações da sociedade civil, da qual a Repórter Brasil faz parte, e financiada pela União Europeia.
A oficina é gratuita, tem 3 horas de duração e é voltada para pessoas de 15 a 35 anos.
Conteúdo
Por meio de atividades, recursos audiovisuais e interação com os participantes, a oficina apresenta:
-Violações presentes nas cadeias produtivas da carne bovina, soja, laranja, cana-de-açúcar e café;
-Estudos de caso, reportagens especiais e dados de pesquisa sobre contaminação por agrotóxicos, desmatamento, conflitos por terra e água e exploração do trabalho;
-Experiências de mobilização e ativismo nas redes sociais para dar visibilidade a esses impactos e pressionar por mudanças.
Certificado e material de apoio
Após a oficina, os participantes recebem um certificado emitido pela Repórter Brasil e material com informações complementares para aprofundar conteúdos abordados no encontro, como dados de cada cadeia produtiva e das violações socioambientais e sugestões de documentários, reportagens especiais e fontes para pesquisa.
O que diz quem já participou da oficina?
“Gostei muito da dinâmica e da forma como os assuntos foram abordados.”
“A organização da oficina foi bastante didática, com diferentes referências e aberta às interações. Até já recomendei para outras pessoas!”
“Gostei da dinâmica, dos vídeos, das conversas e dos exemplos apresentados.”
“O que mais gostei na oficina foram a apresentação dos dados e a argumentação consistente.”
Quer participar da oficina?
A formação pode ser organizada para grupos específicos, como estudantes de Ensino Médio ou faculdades e universidades de diversas partes do país, gestores, educadores, assistentes sociais e jovens integrantes de coletivos, movimentos ou organizações sociais do campo e da cidade.
Entre em contato
Se quiser mais informações sobre a oficina, organizar a participação de um grupo ou incluir a formação virtual em seu evento ou curso, escreva para o e-mail: [email protected]