Íntegra das respostas da Alexion e da Blau Farmacêutica S.A.

Respostas enviadas para a reportagem ‘Multas a farmacêuticas por remédio com preço abusivo triplicam e passam de R$ 320 mi'
 19/12/2022

Leia a reportagem na íntegra

Alexion

A Alexion reitera que fazer a coisa certa é um dos valores que governam suas atividades em todo o mundo. Referente à multa aplicada em 2022 (processo SEI n. 25351.655871/2017-71), a empresa informa que não reconhece a multa e aguarda parecer em instância administrativa. Desde o registro do medicamento em questão na Anvisa e aprovação de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), a empresa segue todos os parâmetros e preços definidos pelos órgãos competentes no Brasil. A empresa reforça ainda que atua de acordo com a legislação vigente em todos os países em que atua.

Blau Farmacêutica S.A.

Com relação à reportagem veiculada pelo site de notícias Repórter Brasil, de autoria de Diego Junqueira, a Blau Farmacêutica S.A. esclarece que pauta suas ações pelo estrito cumprimento da regulação sanitária e de controle de preços e que jamais praticou preço que não tivesse sido autorizado, quer pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, quer pelo Poder Judiciário.

Em relação ao processo administrativo perante a CMED, a Companhia apresentou as razões pelas quais entende que a prática de preços na venda de medicamento foi respaldada por decisões judiciais em processos que discutem o cabimento do reajuste extraordinário de preços. Importante esclarecer que o processo administrativo permanece em trâmite, razão pela qual, não há que se falar em valor de penalidade.

A Blau manifesta a plena confiança no sistema regulatório de preços promovido pela CMED, prestando contas periodicamente, por meio de relatório de comercialização, de forma a demonstrar o cumprimento da legislação aplicável.


APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM