Especial da Repórter Brasil sobre pecuaristas devastadores da Amazônia leva principal prêmio da América Latina

Perfil dos principais pecuaristas envolvidos em irregularidades sociais e ambientais do Brasil ganhou o Prêmio Gabo de jornalismo, na categoria "Cobertura"
Por Repórter Brasil
 01/07/2023

A investigação multimídia Nome aos Bois, que traça um perfil dos principais pecuaristas envolvidos em irregularidades sociais e ambientais do Brasil, ganhou o Prêmio Gabo de jornalismo, na categoria “Cobertura”. O anúncio foi feito na noite de sexta-feira (30), na cidade de Bogotá, Colômbia.

Criado pela fundação que leva o nome do notório escritor colombiano Gabriel García Márquez, o troféu é hoje um dos mais importantes do jornalismo latinoamericano. Dentre os quase 2.000 trabalhos inscritos, havia também produções da Espanha e de Portugal.

O especial da Repórter Brasil traça o perfil de dez nomes de peso da criação de bois no país. Somados, eles registram R$ 639 milhões em multas ambientais e 163 trabalhadores resgatados de condições semelhantes às de escravos, além de 1.400 km² de áreas embargadas pelo governo por desmatamento ilegal.

Personagens importantes aparecem no levantamento, como Daniel Dantas. O banqueiro, que chegou a ser preso duas vezes em 2008 no âmbito da Operação Satiagraha por suspeita de lavagem de dinheiro, tentativa de suborno e evasão de divisas, é o controlador do Opportunity. O grupo empresarial responde por uma das maiores criações de gado do Brasil, a AgroSB, que já foi administrada pelo cunhado de Dantas.

Também consta da relação a família Quagliato, responsável por uma fazenda onde foram encontrados 85 trabalhadores em situação de trabalho escravo, no interior do Pará. O caso foi levado à Corte Interamericana de Direitos Humanos e resultou na condenação do Estado brasileiro, em 2016.

O prêmio foi recebido pela repórter Marina Rossi e por Ana Magalhães, editora do especial. Também participaram da produção André Campos (consultoria), Álvaro Justen (tratamento de dados), Mauricio Monteiro Filho (direção e roteiro do vídeo), Marcio Taú (animação), Gustavo Monteiro (desenho e edição de som), Diego Junqueira (revisão), Gisele Lobato (revisão), Ana Aranha (revisão), Daniel Camargos (revisão), Joyce Cardoso (pesquisa de imagens), Tamyres Matos (redes sociais), Bruno Ventura (design), Flávio Vivório (design), Mario Medina (programação) e Andressa Liebermann (ilustração).

Este é o segundo Prêmio Gabo recebido pela Repórter Brasil. Em 2017, a organização foi a vencedora na categoria imagem com o documentário “Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica”

O filme retrata os impactos da construção da usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, e está disponível na Globoplay.

A repórter Marina Rossi (a quinta da esquerda para adireita) e a editora do especial Nome aos Bois, Ana Magalhães (a sexta), recebem o Prêmio Gabo na noite de sexta-feira (30), em Bogotá, Colômbia (Foto: Reprodução/Prêmio Gabo)


APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM