Parceria com jornal holandês mapeia dano ambiental do Rabobank no Brasil

Maior jornal dos Países Baixos se une à Repórter Brasil para revelar relações entre setor financeiro internacional e a destruição da Amazônia e do Cerrado.
 30/11/2023

Uma investigação conjunta feita entre a equipe de Pesquisa da Repórter Brasil e o maior jornal de economia dos Países Baixos, o Het Financieele Dagblad (ou simplesmente FD, como costuma ser chamado localmente) revelou que um dos principais bancos daquele país, o Rabobank, está financiado desmatadores ilegais no Brasil.

“Nunca antes foi demonstrado o envolvimento direto do banco no desmatamento ilegal nesta escala”, informa o FD em seu especial de multimídia. A investigação sobrepôs dados de 40 mil empréstimos do BNDES operacionalizados pelo Rabobank e de 60 mil embargos do Ibama por desmatamento ilegal e concluiu que 365 produtores rurais brasileiros autuados pelo órgão ambiental haviam conseguido crédito, apesar de suas infrações ambientais.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Em suas políticas corporativas, o Rabobank diz ter “tolerância zero” com o desmatamento. Mas, consultado pelos repórteres, o banco informou que considera embargos ambientais não uma punição, mas apenas uma suspeita de irregularidade. Outros veículos de imprensa  holandeses repercutiram a investigação, como o Netherlands Times e o portal NU.nl.

No Brasil, a investigação foi publicada pela Repórter Brasil a dois meses de uma nova regra do Banco Central do Brasil entrar em vigor, expandindo para todos os biomas empréstimos para fazendas embargadas – atualmente, apenas propriedades na Amazônia possuem essa restrição.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Especial multimídia do jornal FD usou bases de dados e análises feitas pelo Programa de Pesquisa