Após seis meses de investigação, que envolveu cruzamentos de dados e trabalho de campo, a equipe de Pesquisa da Repórter Brasil conseguiu mostrar que a empresa suíça Swiss Re está segurando lavouras irregulares no Brasil. A reportagem, publicada em português no site da Repórter Brasil e em inglês, francês e alemão pela Public Eye, na Suíça, detalha contratos entre a seguradora e fazendeiros brasileiros acusados de desmatamento ilegal, uso de mão de obra análoga à escravidão e invasão de terras indígenas.
Os contratos de seguro agrícola investigados foram pagos com auxílio de uma subvenção pública do governo federal. É a primeira vez que jornalistas cruzam dados de apólices de seguro com outras informações de fiscalizações socioambientais no país. Entre as várias repercussões da reportagem, a agência de notícias financeiras Bloomberg – dedicada a cobrir o mercado de capitais e a economia global – destacou os 19 contratos firmados entre a Swiss Re e desmatadores ilegais no Brasil.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
O levantamento foi realizado graças ao apoio do Prêmio de Investigação da Public Eye, uma organização suíça dedicada a revelar violações de direitos relacionados a empresas e pessoas do país europeu. Esta foi a terceira edição do prêmio desde 2018, e apenas dois projetos foram selecionados para receber o apoio.