Após alerta da Repórter Brasil, BNDES veta crédito a desmatadores

Diversas investigações nos últimos anos revelaram concessão de financiamento em áreas desmatadas na Amazônia e Cerrado
 20/12/2023

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma regra que proíbe o financiamento a produtores rurais com embargo ambiental vigente. A medida foi publicada após uma série de reportagens da Repórter Brasil que revelaram a concessão de crédito para clientes com áreas desmatadas na Amazônia e no Cerrado. 

A nova regra prevê o bloqueio a produtores com irregularidades ambientais, mesmo que o imóvel não seja associado ao financiamento concedido pelo banco. Isso pode impedir a concessão de créditos para autuados por desmatamento ilegal, como no caso de fazendeiros com áreas embargadas pelo Ibama que compraram tratores e máquinas agrícolas com o aporte do banco.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER


A Repórter Brasil revelou como produtores se utilizam de brechas legais para conseguir o financiamento, como a divisão de uma mesma fazenda em diferentes cadastros rurais e a concessão de crédito em áreas no Cerrado. Em junho de 2023 o Banco Central anunciou uma nova resolução para proibir o crédito em todos os biomas, mas dois meses antes de entrar em vigor, a Repórter Brasil mostrou que fazendeiros do Mato Grosso com áreas embargadas acessaram o financiamento.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Após investigação da Repórter Brasil, BNDES veta crédito a financiadores com embargo vigente