Relatório apoiado pela Repórter Brasil monitora desmate ligado a frigoríficos

Estudo publicado pelas organizações Mighty Earth e AidEnvironment mostrou que fazendas fornecedoras de frigoríficos operados pela JBS, Marfrig e Minerva foram responsáveis por mais de meio milhão de hectares desmatados na Amazônia e no Cerrado entre 2009 e 2023
 08/12/2023

Um relatório publicado em dezembro pelas organizações Mighty Earth e AidEnvironment mostrou que fazendas fornecedoras de frigoríficos operados pela JBS, Marfrig e Minerva foram responsáveis por mais de meio milhão de hectares desmatados na Amazônia e no Cerrado entre 2009 e 2023. Apenas entre 2021 e 2023, foram 94,2 mil hectares de vegetação devastadas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

A investigação faz parte do novo programa de monitoramento permanente “Rapid Response 2.0”, que usa alertas de desmatamento e análise de imagens de satélite para identificar violações ambientais ligadas à pecuária e ao cultivo de soja, grão usado na produção de ração animal. “Quando o desmatamento for encontrado nas cadeias de abastecimento de grandes empresas de carne, alertas serão enviados a essas empresas e aos seus clientes de varejo e financiadores para pressioná-los a agir rapidamente para evitar que centenas de hectares de desmatamento se tornem milhares”, explica a organização Mighty Earth.

A pedido das duas organizações, a Repórter Brasil realizou pesquisas adicionais sobre violações socioambientais dos fornecedores diretos e indiretos dos três frigoríficos citados no relatório. Levantamento do histórico de multas ambientais e trabalhistas, acesso a informações fundiárias e análise de relações comerciais dos produtores investigados foram algumas das estratégias adotadas.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Quase a metade do gado brasileiro (43%) é criado nos estados da Amazônia Legal (Foto: GCOM/MT)