RB Investiga: ruído excessivo no trabalho afeta muito mais que a audição

Episódio de estreia do novo podcast da Repórter Brasil mostra os impactos do barulho na saúde do trabalhador de frigoríficos
Por Isabel Harari
 18/03/2024

SERRAS CORTANDO OSSOS, esteiras carregando pedaços de carne, carcaças enfileiradas em ganchos percorrendo linhas de produção. Os frigoríficos estão entre os setores campeões em acidentes de trabalho — e a exposição diária ao ruído dos maquinários pode contribuir muito com isso.

O episódio de estreia do RB Investiga — novo programa da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil — mostra como o barulho excessivo gera diversos efeitos graves sobre o organismo, como distúrbios endócrinos e disfunção erétil, além de consequências aparentemente improváveis, como a perda de um dedo em uma máquina. 

O RB Investiga é um podcast mensal, disponível no canal do Youtube da Repórter Brasil e nas principais plataformas de áudio.

Potencial equivalente ao de uma turbina de avião

Segundo o Ministério da Saúde, o ruído é um “agente de risco potencialmente estressor”. A  exposição a níveis altos, ao longo de muitas horas ao dia, pode gerar irritabilidade e perda de concentração: um ambiente propício para acidentes. 

“O ruído mata, causa traumas, amputação, eletrocussão. Há perda da concentração, diminuição dos reflexos e impaciência. As mulheres engordam porque a cortisona dispara, os homens ficam ficam com disfunção erétil porque tem alteração circulatória. É uma caixa de Pandora”, explica Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, coordenador da pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Paulista (Unip) do Distrito Federal. 

Um empregado de um grande frigorífico no centro-oeste foi exposto a um barulho de 95,9 decibeis, segundo uma inspeção do Ministério Público do Trabalho. Ele trabalhava no abate e na sala de “quebra de cabeça” dos bois, sem protetor auditivo. Esse volume é equivalente ao barulho de uma furadeira ou de um cortador de grama, por pouco não chega ao nível de uma turbina de avião. O número fica bem acima do limite determinado pelo Ministério do Trabalho: 85 decibeis para uma jornada de 8 horas.

“Não tem como sair sadio no final do dia”, afirma Oliveira.

Ruído também é causa de perda auditiva

A exposição contínua a ruídos intensos também provoca alterações estruturais no ouvido. Perda auditiva e sensação de zumbido, limitação em reconhecer sons, e  dificuldade de compreensão de fala são alguns dos sintomas mais comuns.

“Quando a gente fala especificamente de trabalhador, o ruído vai ser a principal causa da perda auditiva”, afirma Tatiane Meira, professora do departamento de fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia. Segundo ela, a situação dos empregados de frigoríficos pode ser ainda pior por conta da exposição ao frio e umidade. “Esse tipo de perda auditiva é irreversível”, complementa. 

Frio e umidade nos frigoríficos piora situação dos trabalhadores já expostos ao ruído (Foto: Carne Osso)

No entanto, o Ministério da Saúde alerta para outros  efeitos nocivos, como transtornos neurológicos, digestivos, cardiovasculares e hormonais.

“Não tem discussão: além da perda auditiva, alterações vasculares já são comprovadas, que podem levar a alteração da pressão arterial, tontura, dor de cabeça e mal estar”, finaliza Roberto Ruiz, médico do trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina e consultor de saúde da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação (Uita). 

Ficha técnica RB Investiga

Roteiro e apresentação: Isabel Harari

Edição de vídeo: Alex Duvidovich

Mixagem de áudio e desenho de som: Pedro Pena

Assistente de edição e imagens adicionais: Clarissa Palácio

Produção executiva e tratamento de roteiro: Carlos Juliano Barros

Leia também

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Exposição ao ruído pode causar perda auditiva, alterações cardiovasculares, endócrinas e até acidentes (Foto: Carne Osso)