Íntegra dos posicionamentos enviados para reportagem sobre os cafeicultores que estão na “lista suja” do trabalho escravo

Leia os esclarecimentos enviados para a reportagem "Produtores da maior exportadora de café do Brasil entram na 'lista suja' do trabalho escravo"
 10/04/2024

Leia a reportagem completa

Cooxupé
A Cooxupé não comercializa café de propriedades que não sigam rigorosamente a legislação trabalhista.

Diante de eventuais inserções de nomes de produtores na lista de inconformidades com o Ministério do Trabalho, as atividades comerciais dos mesmos são automaticamente bloqueadas e suspensas pela Cooxupé, independentemente de certificação ou verificação. Essa regra também é seguida pela SMC, responsável pela comercialização de cafés especiais da cooperativa. 

A cooperativa possui o seu Código de Conduta Ética e Programa de Integridade, aos quais o produtor de café tem a obrigatoriedade de seguir as normas estabelecidas, inclusive as que tratam sobre a obediência à lei trabalhista vigente.

BOAS PRÁTICAS E CONSCIENTIZAÇÃO 

A Cooxupé reforça que trabalha incessantemente junto aos seus cooperados as boas práticas trabalhistas e agrícolas na cafeicultura, em conjunto com instituições como Faemg/Senar e Ocemg.

A informação e conscientização acontece através de palestras, visitas técnicas, eventos e reuniões com entidades e profissionais especializados para orientação e esclarecimento de dúvidas.

Além destes trabalhos em campo, já está disponível uma cartilha, em versão digital, que traz de forma clara e didática as direções imprescindíveis sobre práticas trabalhistas na cafeicultura. O objetivo é que o material se torne fonte permanente de consulta dos produtores.”

4C

Após uma análise interna, confirmamos que o produtor Rafael de Lima Bueno foi certificado pelo 4C no passado, mas sua certificação não está mais ativa. É importante esclarecer que, durante o período em que foi certificado, ele não estava na “lista suja” do trabalho escravo.

O 4C Services possui mecanismos robustos de verificação, incluindo a consulta regular à “lista suja”, que está integrada em nosso sistema. Levamos muito a sério qualquer violação de princípios éticos e legais em nossa rede de produtores. Assim que tomamos conhecimento de tais casos, investigamos imediatamente e tomamos as medidas adequadas, inclusive a revogação da certificação, se necessário.

Com relação à sua pergunta: O produtor Rafael de Lima Bueno não possui certificação 4C.

No dia 10/04, a Repórter Brasil enviou um novo email para a 4C questionando a data (mês e ano) em que o produtor perdeu o selo de certificação. A 4C enviou a seguinte resposta:

Podemos confirmar que o produtor Rafael de Lima Bueno não é atualmente certificado pelo 4C Services.

De acordo com as leis nacionais de proteção de dados na Alemanha, onde o 4C está sediado, e com os regulamentos de privacidade estabelecidos pela empresa, não podemos fornecer mais informações.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM