O que é resiliência climática?

Capacidade de antecipar e se recuperar dos efeitos da mudança climática
Por Repórter Brasil
 21/11/2024

RESILIÊNCIA CLIMÁTICA é a capacidade de uma comunidade ou ambiente de antecipar e gerenciar os impactos climáticos, minimizar seus danos, recuperar-se e transformar-se, conforme necessário após o choque inicial. 

Imagine uma cidade no Rio Grande do Sul que, após ser devastada por uma enchente, consegue se reconstruir rapidamente e adotar medidas para enfrentar novas inundações no futuro: essa é a resiliência em ação.

Construir resiliência envolve fortalecer infraestruturas, promover educação climática e garantir que sistemas críticos, como abastecimento de água e energia, possam resistir a eventos extremos. 

Segundo o IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, comunidades mais resilientes têm maior capacidade de se adaptar e prosperar em cenários adversos.

Para a ONU, em última análise, uma sociedade verdadeiramente resiliente ao clima é uma sociedade de baixo carbono, pois a redução drástica das emissões de gases de efeito estufa é a melhor maneira de limitar a gravidade dos impactos da mudança climática no futuro. Também é uma sociedade baseada na equidade e na justiça climática, que prioriza o apoio às pessoas e comunidades mais expostas aos impactos climáticos ou menos capazes de enfrentá-los.

Fontes: 

https://apps.ipcc.ch/glossary

https://www.undp.org/publications/climate-dictionary

https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg2

https://climainfo.org.br/2022/06/28/glossario-climatico

Leia também

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

(Ilustração: Rodrigo Bento)