Leia a reportagem completa
Vale
A respeito do relatório da Financial Exclusions Tracker, a Vale não tem comentários.
A empresa esclarece que mantém seu compromisso com os princípios do Pacto Global da ONU e reconhece sua importância como orientação fundamental e mecanismo de conformidade para a companhia. Desde 2019, a empresa está focada em transformar a organização e melhorar suas práticas em questões ambientais, sociais e de governança.
A companhia reforça que revisou a agenda para 2030, estabelecendo metas mais ambiciosas em relação às mudanças climáticas, ao desempenho ambiental, social e à governança. Na gestão de barragens, importantes avanços foram alcançados: desde 2019, houve a redução de 50% do portfólio de barragens a montante no Brasil e a eliminação de 16 estruturas. Em 2024, a barragem B3/B4, em Nova Lima (MG), foi totalmente descaracterizada – um marco significativo na eliminação das condições críticas de segurança em barragens. Além disso, a barragem Sul Superior, em Barão de Cocais (MG), teve seu nível de emergência reduzido de 3 para 2 após a execução de ações para a melhoria de suas condições de segurança. Mais de 80 Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs) já foram implementados nos estados de Minas Gerais e do Pará.
O compromisso com os Direitos Humanos é fundamental para a ambição da Vale de ser uma empresa parceira no desenvolvimento de comunidades autônomas, engajada em temas relevantes para a humanidade e comprometida com a mineração sustentável. A gestão global de Direitos Humanos da Vale está alinhada com os Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos e está integrada em nossas políticas, avaliação de riscos e mecanismos de escuta. Todos os aspectos relacionados ao tema são considerados ao longo de todo o ciclo de negócios, priorizando a prevenção e mitigação de riscos para empregados próprios, terceiros e comunidades. A Vale assumiu o compromisso de realizar a devida diligência externa em Direitos Humanos (DDDH) em operações e projetos críticos, tendo concluído o primeiro ciclo de DDDH em 100% de suas operações do Brasil, Malásia e Omã, em 2023.
A Vale segue comprometida com a adoção e desenvolvimento de melhores práticas e engajando ativamente com instituições financeiras e outros stakeholders para dar transparência em relação ao progresso da agenda de sustentabilidade da companhia e entende que essa também é uma forma de ouvir feedbacks e melhorar suas práticas, além de construir relacionamentos pautados na confiança e no longo prazo.
JBS
A ferramenta que armazena as informações que embasam a reportagem possui falhas na apresentação dos dados. A plataforma exibe números divergentes sobre a JBS –e sobre outras empresas– dentro do mesmo site, colocando em dúvida a exatidão dos dados e a precisão do levantamento, impedindo a Companhia de fazer qualquer comentário a seu respeito.
A JBS possui uma sólida relação com as instituições do mercado financeiro há muitos anos, sendo hoje a empresa do setor de alimentos e bebidas listada na B3 que possui a maior cobertura de analistas de mercado e 100% da recomendação de compra, designada por casas de análises em bancos de investimentos brasileiros e estrangeiros. Além disso, a Companhia está classificada como grau de investimento pelas principais agências internacionais: Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch.