DESCARBONIZAÇÃO é o processo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), em especial o CO2, até alcançar a neutralidade líquida, chamada de net zero. Nesse cenário, as emissões remanescentes são compensadas por práticas como reflorestamento e tecnologias de captura e armazenamento de carbono. A descarbonização também exige substituir combustíveis fósseis por fontes de energia renovável e transformar setores-chave da economia, como energia, transporte, agricultura e indústria.
Segundo o IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, os principais emissores de GEE são a geração de energia, a indústria, o transporte, a construção, a agricultura e o uso da terra. Ou seja, descarbonizar implica mudar desde como a energia é gerada, até como bens e serviços são produzidos e entregues, edifícios são construídos e lavouras são plantadas.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Para cumprir as metas do Acordo de Paris e limitar o aquecimento global a 1,5°C, governos e empresas precisam acelerar a descarbonização até 2030. Isso requer investimentos em transporte de baixo carbono, economia circular, fontes renováveis e eficiência energética.
No Brasil, o compromisso da NDC é reduzir as emissões de GEE entre 59% e 67% até 2035, comparado aos níveis de 2005. O país também se comprometeu a zerar o desmatamento ilegal até 2030 e a alcançar o net zero até 2050.
Fontes:
https://news.climate.columbia.edu/2022/04/22/what-is-decarbonization-and-how-do-we-make-it-happen/
https://www.undp.org/publications/climate-dictionary