O que é transição energética justa?

A transição energética justa é um processo que alia a mudança para fontes de energia renováveis à promoção da equidade social
Por Repórter Brasil
 16/12/2024

A transição energética é o processo de transformação do sistema global de energia, atualmente baseado em combustíveis fósseis, para um modelo sustentável fundamentado em fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica. Essa mudança é essencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), principais responsáveis pela mudança climática, e mitigar seus impactos. 

O setor energético, responsável por cerca de 75% das emissões globais de GEE, é central nesse processo. Contudo, a transição precisa ser também justa, garantindo que seus benefícios sejam acessíveis a todos e que ninguém seja deixado para trás. Uma transição energética justa combina ações climáticas com a promoção da igualdade social, proteção de trabalhadores e fortalecimento de comunidades vulneráveis, especialmente aquelas economicamente dependentes de combustíveis fósseis.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Essa abordagem requer substituir combustíveis fósseis por energias renováveis, eletrificar setores como transporte e indústria, criar empregos em setores verdes e requalificar trabalhadores. Além disso, é essencial garantir inclusão social, permitindo que comunidades vulneráveis participem e se beneficiem, enquanto países em desenvolvimento recebem apoio financeiro e tecnológico para implementar soluções sustentáveis. 

Fontes:

https://news.climate.columbia.edu/2022/04/22/what-is-decarbonization-and-how-do-we-make-it-happen/

https://climainfo.org.br/2022/06/28/glossario-climatico/

https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/transicao-energetica-a-mudanca-de-energia-que-o-planeta-precisa

https://www.iea.org/

Leia também

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

A transição energética é o processo de transformação do sistema global de energia, atualmente baseado em combustíveis fósseis, para um modelo sustentável fundamentado em fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica. Essa mudança é essencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), principais responsáveis pela mudança climática, e mitigar seus impactos. (Ilustração: Rodrigo Bento/Repórter Brasil)