Parceria com mídias europeias desnuda relação da Decathlon com desmatamento

Fabricantes de calçados da multinacional francesa adquirem couro de indústria abastecida pela JBS; Repórter Brasil mostrou as conexões do frigorífico brasileiro com pecuarista multado por desmate químico no Pantanal
Por Repórter Brasil
 11/02/2025

Uma investigação das organizações Disclose e Follow The Money em colaboração com a Repórter Brasil aponta que a varejista francesa Decathlon pode ter produzido calçados com matéria-prima proveniente de desmatadores brasileiros. 

A investigação destaca o caso do pecuarista Claudecy Oliveira Lemes, multado por desmate químico no Pantanal. Ele fornecia gado para unidades da JBS no Mato Grosso do Sul, conforme revelou uma reportagem da Repórter Brasil.

Na ocasião, a JBS respondeu que seis fazendas do pecuarista haviam sido bloqueadas pela para futuros negócios, sem esclarecer, contudo, quais propriedades e a data em que o bloqueio ocorreu.

Agora, Disclose e Follow the Money apontam um curtume no Vietnã abastecido pela JBS como o maior fornecedor de couro para fabricantes de calçados da Decathlon. 

Em resposta à investigação, a varejista francesa destacou que “não quer nenhum fornecedor que tenha couro proveniente de criação de gado ligada ao desmatamento”.

A investigação completa pode ser lida aqui e aqui.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Instead of standing forest, pasture and cattle dominate landscape in invaded part of Guajará Mirim State Park (Photo: Alessandro Falco/Repórter Brasil)