NO ANO PASSADO, a jornalista Isabel Harari passou meses imersa no universo da Roblox, plataforma de jogos online popular entre crianças e adolescentes, para uma investigação da Repórter Brasil.
Na Roblox, além de jogar, os usuários podem criar e monetizar seus próprios games. A pesquisa mostra como pessoas com menos de 18 anos são recrutadas para uma nebulosa indústria e passam horas por dia programando jogos para a plataforma.
A tênue fronteira entre diversão e trabalho tem preocupado pais, especialistas e autoridades. O MPT (Ministério Público do Trabalho) abriu um inquérito civil para investigar denúncias de trabalho infantil na plataforma.
Em episódio do podcast Rádio Novelo Apresenta, lançado nesta quinta-feira (27), a jornalista compartilha os bastidores dessa investigação.
No podcast, ela detalha como, por meio de fóruns na internet, conseguiu conversar com adolescentes que atuam como desenvolvedores da Roblox.
A investigação da Repórter Brasil também revelou como o Discord, aplicativo de bate-papo popular entre gamers, tornou-se o principal espaço de recrutamento de crianças e adolescentes para a indústria de jogos.
Um dos grupos monitorados pela reportagem, com mais de 9.700 integrantes, compartilha aulas de programação que ensinam, por exemplo, a animar logomarcas e criar roupas para avatares. Para oferecer ou procurar trabalho, os usuários recorrem às páginas “contratar” e “ser contratado”.
A investigação inaugurou o especial “Trabalho Infantil na Indústria Tech”, que mergulha no universo das plataformas e dos aplicativos para mostrar como a mão de obra de crianças e adolescentes pode ser explorada de forma indevida.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Investigação repercutiu entre gamers no YouTube
Além das reportagens, a Repórter Brasil lançou um vídeo no qual Isabel Harari “entra” na plataforma por meio do avatar criado para a investigação. No vídeo, ela explica o funcionamento da Roblox e como algo que parecia ser apenas diversão acabou se tornando uma forma de trabalho para crianças e adolescentes.
O vídeo viralizou na bolha gamer e se tornou um dos mais acessados da Repórter Brasil em 2024. O conteúdo gerou reacts de youtubers com milhares de inscritos e diversos comentários.
Ouça o episódio completo do Rádio Novelo Apresenta e leia a investigação original da Repórter Brasil.
Leia também