Confira a reportagem completa aqui
LKJ
1. Quais medidas a empresa adota para evitar a compra de gado oriundo de áreas embargadas?
O frigorifico LKJ realiza consultas regulares às bases de dados do IBAMA e dos órgãos ambientais estaduais, por meio do sistema da empresa de geotecnologia contratada, Track Things Tecnologia. Especificamente em relação ao IBAMA, os dados são obtidos diretamente do site oficial, de planilhas importadas e dos polígonos de áreas embargadas disponibilizados pelo órgão. Essas medidas garantem conformidade com a legislação ambiental vigente e com os principais protocolos socioambientais adotados pelo setor.
2. Como são monitorados os fornecedores diretos e indiretos em relação a sanções ambientais?
Todos os fornecedores diretos são verificados integralmente no momento da negociação, com 100% de cobertura em relação aos critérios socioambientais e aos protocolos dos quais o frigorifico LKJ são signatários. Todas as Guias de Trânsito Animal (GTAs) das negociações são devidamente arquivadas. Para os fornecedores indiretos, a empresa já implementou um sistema de identificação facial bovina, atualmente em uso à um número reduzido de propriedades, que realiza o rastreamento do nascimento à chegada no frigorifico. A expectativa é ampliar esse monitoramento conforme a adesão dos fornecedores e a evolução dos mercados.
3. A empresa tomou alguma providência em relação a este caso?
Sim. Após a identificação do caso, a liberação de caminhões para coleta de gado passou a ser condicionada à apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA) que deve estar vinculada à mesma propriedade analisada no processo de verificação socioambiental realizado previamente. Além disso, foram atualizados os procedimentos internos e o manual de compras dos compradores de gado do frigorifico LKJ.
4. A Fazenda Apucarana é atualmente fornecedora da unidade de Araguaína da LKJ? Em caso negativo, qual foi a data da última compra?
Não, a Fazenda Apucarana realizou uma única venda para o frigorifico LKJ em 27/07/2023, devido a uma falha nos procedimentos internos. Desde então, encontra-se bloqueada, juntamente com a Fazenda Boa Esperança, pertencente ao mesmo fornecedor e envolvida na mesma irregularidade.