Respostas enviadas para a reportagem sobre os dez anos do naufrágio que matou 5 mil bois no Pará

Resposta do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e do Ministério de Portos e Aeroportos para a matéria "Dez anos depois, naufrágio que matou 5 mil bois ainda impacta comunidades no Pará"

Leia a reportagem completa

Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)

“O DNIT informa que a empresa SUPERPESA foi contratada para realizar a remoção da embarcação por meio do Contrato nº 01/2019 (12405455), com valor adjudicado de R$ 44.637.500,00. Até o momento, foram repassados à empresa R$ 19.107.840,73.

Em razão de irregularidades na execução contratual, a empresa foi penalizada no âmbito do PAAR com multa de R$ 1.020.012,41, além de suspensão temporária para participar de licitações e impedimento de contratar com o DNIT por 2 meses, conforme decisão de segunda instância proferida em 28/12/2022. Do total da multa, R$ 917.500,77 foram pagos em 2024. O saldo remanescente, atualizado para R$ 600.786,19, foi parcelado em 60 vezes, com a primeira parcela quitada em setembro de 2024.

Adicionalmente, no âmbito do Inquérito Civil nº 1.23.000.002080/2023-82, conduzido pelo Ministério Público Federal, foi instaurada multa compensatória no valor de R$ 892.748,00, em razão de inexecução parcial do contrato, decorrente da ausência de apresentação da garantia contratual. Esse valor ainda está em fase de cobrança.”

Ministério de Portos e Aeroportos

1 – Quais mudanças foram implementadas no Porto de Vila do Conde desde o naufrágio do navio Haidar para melhorar a segurança no transporte de cargas, especialmente de animais vivos?

A confirmação sobre as mudanças implementadas deve ser verificada diretamente com a Companhia Docas do Pará (CDP), responsável pela administração do Porto de Vila do Conde.

2 – Que medidas o Ministério dos Portos adotou para garantir que um acidente como o do Haidar não aconteça novamente?

O Ministério de Portos e Aeroportos não tem como política a definição para operações específicas nos portos, as quais devem observar as regulações técnicas próprias do setor. Especificamente às cargas vivas, a sua regulação é realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Instrução Normativa GM/MAPA 46/2018) e pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários, no âmbito da regulação técnica da Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001.

Além disso, é importante informar que os portos e terminais brasileiros podem instituir seus próprios regulamentos/normas de operação para cargas vivas, o que já ocorrem em alguns locais, podendo citar como exemplo a Companhia Docas do Pará – CDP, que estabeleceu “Instrumento Normativo para Operação de Carga Viva nos Portos da CDP”.

3 – Existe alguma revisão nos protocolos de segurança para embarcações de grande porte que transportam animais vivos?

Resposta contida na Questão 2.

4 – O Ministério dos Portos tem previsão para a remoção do navio Haidar e a recuperação completa da capacidade operacional do Porto de Vila do Conde?

O processo referente à retirada do navio naufragado encontra-se em fase de avaliação, a fim de definir a ferramenta contratual mais adequada. Informações adicionais somente poderão ser compartilhadas após a conclusão desta etapa.

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