Posicionamento enviado pela Syngenta

Nota enviada pela Syngenta para a reportagem: 'Empresa que driblou Lista Suja fornece para Philip Morris e Syngenta'
 10/10/2025

Syngenta

Em resposta ao Repórter Brasil, sobre o caso da fazenda Santa Colomba, a Syngenta informa que não tinha conhecimento acerca da autuação. A empresa esclarece ainda que está comprometida em conduzir suas parcerias comerciais de acordo com os mais altos padrões de integridade e responsabilidade. Isso significa que a Syngenta corrobora a legislação vigente e, portanto, acompanha com atenção as versões da “Lista Suja”, publicadas regularmente pelo Ministério do Trabalho Brasileiro. Acontece que, como o próprio veículo publicou nesta quarta-feira (8), o nome deste fornecedor não integra o documento. De toda forma, o caso está sendo devidamente monitorado para que possamos agir conforme os desdobramentos.

A Syngenta reafirma seu compromisso com a sustentabilidade social, econômica e ambiental da agricultura brasileira e, portanto, ressalta que não aceitará o fornecimento de nenhum produtor elencado na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho.

Importante ressaltar ainda que, para a Syngenta, a integridade é a base de todas as relações, sejam elas com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e comunidade. Por isso, criamos o Programa de Trabalho Justo (FLP), a fim de garantir que todos — de nossos colaboradores diretos aos trabalhadores temporários — tenham condições dignas e seguras no dia a dia.

Esse compromisso abrange toda a nossa cadeia de fornecimento de sementes, garantindo a observância do código de conduta do FLP e dos princípios de fornecimento responsável. Ao adotar essas práticas, reafirmamos nosso respeito aos direitos trabalhistas, promovendo contratos transparentes, remuneração justa e um ambiente de trabalho seguro, com equipamentos de proteção e capacitação contínua.

Valorizamos a liberdade de associação e a negociação coletiva, assegurando que cada indivíduo tenha o direito de se organizar e dialogar sobre suas condições de trabalho. Mantemos uma postura intransigente contra qualquer forma de exploração, atuando de forma proativa no combate ao trabalho infantil e forçado.

Para nós, a sustentabilidade social é fundamental para construirmos um futuro mais justo e próspero. Estamos convencidos de que, ao promover uma cadeia de valor ética e responsável, contribuímos para um impacto positivo e duradouro.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.