Posicionamentos enviados para a matéria sobre fornecedor da Cargill com autuações ambientais

Respostas enviadas pela Cargill, fazendeiro Belmiro Catelan, Ecoagro e Oliveira Trust

Cargill

Enviada em 16/10/2025

A Cargill informa que possui relação comercial com produtor mencionado, mas não com as áreas mencionadas, e temos controles para garantir que o volume não virá de áreas restritivas. A companhia possui um robusto sistema de verificação de nossos fornecedores, que inclui a checagem em nosso banco de dados e em listas públicas de restrições, para garantir que nossa cadeia de suprimentos está alinhada com nossos compromissos expressos na nossa Política de Soja Sustentável. Importante ressaltar que  Cargill leva muito à sério nosso procedimento de denúncias, investigamos todas as alegações recebidas e se encontrarmos alguma violação de nossas políticas e compromissos, o produtor será imediatamente bloqueado de nossa cadeia de suprimentos, conforme expresso em nosso Código de Conduta do Fornecedor.

Belmiro Catelan

Em consideração aos questionamentos encaminhados pelo Repórter Brasil, seguem as pontuações e esclarecimentos desse escritório, fundadas nas declarações que nos foram encaminhadas pelo Grupo Catelan:

1. Inicialmente, gostaríamos de registrar que o Sr. Belmiro Catelan é pessoa  íntegra, produtor rural há décadas e não possui contra si nenhuma  condenação que desabone a sua conduta, muito embora tenha, como  qualquer empresário no Brasil, enfrentado processos judiciais e  administrativos, nos quais apresentou robusta defesa, devendo prevalecer  o princípio da presunção de inocência. 

2. Sobre a relação do Grupo Catelan com a Cargill, cumpre esclarecer que se  tratam de contratos particulares, sem vícios formais ou materiais,  vinculados exclusivamente às propriedades produtivas e  desembaraçadas, inexistindo qualquer óbice na apontada relação  comercial. 

3. No que tange aos contratos que lastreiam e integram a “CRA02300ASX”, se tratam de informações públicas, inexistindo qualquer nuance jurídica  ou comercial em relação à mencionada carteira de fundos de investimento  no mercado. 

4. Importante esclarecer que a Faz. Arara Azul não é de propriedade do Sr.  Belmiro Catelan, embora o mesmo seja arrendatário de parte da  propriedade. De qualquer modo, como dito no recorte da reportagem  (parte que nos foi enviada) o referido embargo foi suspenso por ordem  judicial, determinação esta que merece ser respeitada por se tratar de  decisão acertada e legítima. 

5. Cumpre ainda esclarecer que Belmiro Catelan não procedeu com o plantio  de soja em qualquer área embargada nas safras de 2023 e 2024, tampouco  em qualquer outra safra ou propriedade, sendo, no mínimo, equivocada a  referida informação.

6. Sobre a autuação do IBAMA, referente ao armazenamento de  fertilizantes/agrotóxicos, insta salientar que foi apresentada devida  manifestação à época, diante da exacerbação da multa aplicada pelo  órgão. Além disso, é inconcebível presumir que houve culpa/dolo  pessoal do produtor nesse caso, cujo nome consta nos autos apenas pela  praxe do órgão em endereçar os autos de infração aos proprietários da  área. 

7. Sobre as demais circunstâncias apontadas nos trechos da matéria que nos  foram enviados (autuação em outra seara e investigação do MPT),  saliente-se que inexistem processos ou procedimentos em aberto, tendo  sido pactuados Termos de Ajuste de Conduta com os órgãos  responsáveis.  

8. Por fim, registre-se que todos os esclarecimentos ora prestados estão  lastreados em fatos e provas cujo acesso é público, permitindo a  apuração da equipe jornalística.  

9. Dito isto, requer sejam levadas em consideração as pontuações e  esclarecimentos ora apresentados, requerendo, por consequência, seja  retificada a matéria jornalística no que for pertinente, fazendo constar a  manifestação do produtor citado, sob pena de adoção das medidas  judiciais cabíveis, incluindo a reparação por eventuais danos materiais e  morais eventualmente causados em face da publicação de conteúdo  inverídico, difamatório e/ou calunioso. 

Salvador/BA, 24 de outubro de 2025. 

Ecoagro

Enviada em 16/10/2025

“A Eco Securitizadora informa que realizou a devida diligência na emissão da CRA02300ASX conforme as práticas de mercado e parâmetros aplicáveis a uma securitizadora. Esclarece que a área embargada da Fazenda Arara Azul não integra o lastro nem as garantias vinculadas à operação. As autuações ambientais de Belmiro Catelan foram analisadas no processo de emissão, consideradas regularizadas à época e não configuram hipótese de vencimento antecipado, nesta data. Em relação às questões trabalhistas, destaca que não há decisão judicial definitiva e que foi firmado acordo com o Ministério Público do Trabalho. A Eco reforça seu compromisso com a observância da legislação socioambiental e com a condução diligente de suas emissões”

Oliveira Trust 

Enviada em 16/10/2025

Como agente fiduciário da operação CRA02300ASX, a Oliveira Trust exerce, de forma técnica e independente, todas as atribuições previstas no instrumento de emissão e na legislação aplicável. Nosso dever é proteger os interesses dos investidores, monitorando o cumprimento das obrigações contratuais, a regularidade dos pagamentos e a integridade do título e das garantias a ele vinculadas.

No caso da CRA02300ASX, a operação encontra-se adimplente, sem qualquer prejuízo constatado aos investidores do ativo. O relacionamento operacional e comercial com o devedor se dá com a securitizadora (emissora do CRA), responsável pela estruturação da emissão, sendo certo que as garantias da operação estão formalmente constituídas e mantidas em nome da securitizadora, conforme previsto na Lei.

Informamos que, no exercício regular de nossas funções, aplicamos a totalidade das diligências cabíveis: conciliação e verificação de recebíveis, conferência em relação aos pagamentos, checagem documental, solicitação de esclarecimentos e auditorias independentes quando necessário, e acionamento dos mecanismos contratuais de proteção (incluindo procedimentos de cobrança e medidas previstas para evento de inadimplemento). Essas atividades são realizadas por meio de sistemas de monitoramento e controle, processos de auditoria técnica e análises jurídicas especializadas.

Reiteramos que atuamos com rigor técnico e independência, utilizando todas as ferramentas contratuais e legais ao nosso alcance para proteger o patrimônio e os direitos dos investidores, e que continuaremos a fazê-lo enquanto agente fiduciário da operação.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.