COP30

Repórter Brasil se junta a 20 veículos em aliança inédita de cobertura na COP30

A Casa do Jornalismo Socioambiental é uma iniciativa que reunirá profissionais e veículos brasileiros especialistas de todo o país. O projeto vai ampliar abordagens e vozes sobre a Amazônia, clima e meio ambiente, buscando um maior alcance de audiência
Por Repórter Brasil

DURANTE A COP30, a Repórter Brasil se une à Casa do Jornalismo Socioambiental, iniciativa inédita que reúne mais de 20 veículos de comunicação para fortalecer a cobertura de temas socioambientais. 

Instalada em Belém, a Casa oferecerá infraestrutura para jornalistas de diferentes estados do Brasil e promoverá programação com oficinas, painéis, debates e lançamentos de relatórios. O objetivo é ampliar o alcance da cobertura sobre as negociações climáticas da COP30 e sobre os impactos socioambientais no Brasil.

Como parte do noticiário colaborativo, a Repórter Brasil irá compartilhar e republicar conteúdos produzidos durante o evento pelos veículos parceiros, informando o público sobre a conferência e a Cúpula de Líderes. 

Ao reunir dezenas de jornalistas em um mesmo esforço, a iniciativa aposta em uma cobertura plural que deve marcar a COP30 como um dos maiores exercícios colaborativos do jornalismo socioambiental no Brasil.

Quem são os parceiros?

A iniciativa da casa foi idealizada e organizada ao longo do último ano pelas equipes de InfoAmazonia, #Colabora, Envolverde, Eco Nordeste, ((o))eco, Amazônia Vox, Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Open Knowledge Brasil.

Além da Repórter Brasil, também fazem parte do esforço de cobertura: Agência Pública, Alma Preta, Ambiental Media, AzMina, Carta Amazônia, Ciência Suja, Intercept Brasil, Nexo, O Joio e O Trigo, Revista Cenarium, Site Independente A LENTE, Agência Urutau, O Varadouro e Voz da Terra.

Para tornar a cobertura mais diversa e representativa, os veículos irão dividir entre si, todos os dias, os temas de maior interesse. Assim, evitarão repetir as mesmas histórias e ampliarão o alcance da produção jornalística, dando centralidade às vozes das periferias e dos povos tradicionais e aos desafios das negociações climáticas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Audiências internacionais também terão acesso à cobertura, com mais de 70 reportagens traduzidas e disponibilizadas para meios de comunicação que publicam em inglês e espanhol, por meio da difusão das agências LatAm Intersect PR, Burness e Approach, além de parceiros dos veículos que compõem a iniciativa. 

Toda a produção será disponibilizada gratuitamente para a Rede Cidadã InfoAmazonia, uma coalizão de 25 organizações de jornalismo dos nove estados amazônicos.

Cobertura colaborativa

Entre as novidades da cobertura colaborativa está o feed em tempo real, uma plataforma que reunirá atualizações minuto a minuto sobre os eventos oficiais e paralelos da COP30 em Belém. Com conteúdo multimídia — incluindo texto, fotos, áudios e vídeos curtos —, será constantemente atualizado por mais de 30 repórteres de veículos nacionais e locais especializados em cobertura socioambiental.

O feed em tempo real será incorporado nos sites de todos os parceiros que participarão da cobertura, além de possibilitar que os leitores tenham um aprofundamento dos temas de interesse ao direcioná-los para as reportagens completas de cada veículo.

A Casa de Jornalismo Socioambiental é financiada pela Climate and Land Use Alliance (CLUA), cujo apoio estruturante viabiliza a iniciativa. Conta com o apoio da Fundação Itaú, com participação ampliada nas ações, e do Instituto Clima e Sociedade (iCS), que contribui de forma relevante para a consolidação do projeto. 

Completam a rede de apoio Amazon Conservation Association, Pulitzer Center, Greenpeace, Covering Climate Now, Fundação Heinrich Böll, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Oxfam Brasil, Ciência Hoje, Fundação Rosa Luxemburgo, ITS Rio e da Iniciativa AdaptaCidades, implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com recursos da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) e do Fundo Verde para o Clima (GCF).

Serviço

O quê?
Casa do Jornalismo Socioambiental


Onde?
Casa Carmina — Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 864, próximo à Praça da República, em Belém (PA)

Contato para imprensa

Thayane Guimarães – [email protected]

Leia também

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.