PERMAFROST É a camada abaixo da superfície da Terra que permanece congelada a 0°C ou abaixo disso por no mínimo dois anos seguidos — na maioria dos casos, por centenas ou milhares de anos. Ele se estende por um quarto do Hemisfério Norte, incluindo regiões que não são cobertas por neve.
O degelo deste solo, causado pelo aquecimento global, gera erosão, libera resíduos tóxicos em lagoas e rios, ameaça liberar microrganismos perigosos, assim como potenciais emissões de carbono retidos no gelo há milhares de anos.
Esse solo congelado está presente sob grandes partes do Alasca, Canadá e Sibéria, onde comunidades indígenas vivem, trabalham e caçam há centenas de anos e sofrem lentamente os impactos do aumento da temperatura global. O degelo da camada de permafrost remodela paisagens, desloca vilas inteiras e fragiliza habitats de animais.
E à medida que gases de efeito estufa são liberados durante o descongelamento, cria-se um ciclo de poluição: as temperaturas globais aumentam, o degelo do permafrost libera mais gases de efeito estufa, o planeta aquece e a camada de permafrost derrete ainda mais.
Em 2019, o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) classificou a perda do permafrost como uma das dez principais questões emergentes de preocupação ambiental.
Fontes:
https://news.un.org/en/story/2022/01/1110722
https://www.undrr.org/understanding-disaster-risk/terminology/hips/en0305?utm_source=
https://news.un.org/en/story/2022/01/1110722
https://www.undrr.org/understanding-disaster-risk/terminology/hips/en0305?utm_source=