Posicionamento das mineradora Hydro e Vale sobre denúncias de comunidades no Pará

Nota enviada para as reportagens 'Mineradoras com passivo socioambiental dão ‘boas-vindas’ em Belém, na COP30' e 'Povos da Amazônia 'julgam' mineradoras por casos de contaminação e desmatamento no Pará'

Leia a reportagem “Mineradoras com passivo socioambiental dão ‘boas-vindas’ em Belém, na COP30″

Leia a reportagem “Povos da Amazônia ‘julgam’ mineradoras por casos de contaminação e desmatamento no Pará”

Hydro

Nota enviada em 15 de novembro de 2025

A Mineração Paragominas nega que o mineroduto cause contaminações em igarapés. O beneficiamento da bauxita em Paragominas utiliza apenas água. Portanto, a polpa transportada no duto não contém produto químico, sendo um produto classificado como não perigoso.


A empresa adota medidas visando à conservação ambiental ao longo dos 244 km do mineroduto, mantendo a sustentabilidade como um de seus pilares. Além disso, a empresa realiza manutenção periódica em todos os seus ativos, visando à segurança das suas operações e das comunidades das regiões onde atua. Durante essas manutenções, são implementadas ações de gestão da qualidade do ar, controle de recursos hídricos e manejo adequado de resíduos sólidos. Não estão sendo realizadas manutenções no duto em áreas de comunidades tradicionais no momento.


Em relação as atividades desenvolvidas em Barcarena, a Alunorte discorda veemente de qualquer alegação de contaminação ambiental decorrente de suas operações. Não há comprovação técnica dos alegados danos atribuídos à empresa. Diversos estudos independentes e auditorias reforçam a segurança das operações e a ausência de dano ambiental e à saúde das comunidades. A empresa é constantemente monitorada pelos órgãos ambientais competentes, mantendo absoluta transparência sobre as suas atividades e investe continuamente em melhorias operacionais.


Cabe ressaltar que, no âmbito da ação judicial movida contra a Norsk Hydro ASA e suas entidades holandesas, a Corte de Roterdã rejeitou todas as alegações de danos ambientais e à saúde atribuídos à Alunorte. O caso ajuizado pela associação Cainquiama e nove indivíduos foi julgado totalmente improcedente pelo tribunal de Roterdã com base em fundamentos legais e factuais.


Link para posicionamento no site da Hydro.


A Hydro, a Mineração Paragominas e a Alunorte reconhecem a importância do diálogo permanente com todas as comunidades, sempre em conformidade com os processos de licenciamento e as exigências legais. As companhias reafirmam seu compromisso de serem boas vizinhas, atuando com responsabilidade, transparência e respeito às pessoas e ao meio ambiente nas regiões onde operam.

Nota enviada em 10 de novembro de 2025

A Hydro apoia um conjunto de iniciativas de comunicação e eventos paralelos à COP30, priorizando veículos e projetos que promovem debates qualificados sobre transição energética, descarbonização e desenvolvimento sustentável da Amazônia, de forma abrangente — tanto em âmbito nacional quanto internacional —, contribuindo para ampliar a visibilidade do Brasil e do estado do Pará. 

A COP30 representa uma oportunidade única de diálogo global sobre o futuro do clima e o papel da Amazônia nesse contexto. Pela primeira vez, a conferência ocorre em Belém do Pará — uma cidade que faz parte essencial da história e das operações da Hydro no Brasil. Apoiar iniciativas que fortalecem o debate público sobre sustentabilidade contribui para ampliar a visibilidade das discussões sobre soluções concretas aos desafios climáticos e reforça a importância da participação empresarial na construção de caminhos sustentáveis. 

As informações socioambientais divulgadas pela Hydro são baseadas no cumprimento concreto e mensurável de metas, apresentadas em relatórios anuais elaborados segundo padrões internacionais reconhecidos, como GRI, ONU e ESRS, e auditados de forma independente. Além disso, a companhia mantém um diálogo contínuo e transparente com comunidades, ONGs, especialistas e demais stakeholders, garantindo que suas mensagens reflitam a prática e orientem o aprimoramento contínuo de suas ações.   

Desde 2022, a Hydro tem participado de investimentos na ordem de R$ 12,6 bilhões em soluções de baixo carbono demonstrando o compromisso com uma matriz energética mais limpa, posicionando a região Norte como um polo de descarbonização industrial. 

As ações da Hydro, que incluem patrocínios e o apoio a iniciativas culturais, estão alinhadas à sua agenda de sustentabilidade, reforçam o orgulho da empresa em fazer parte da história do Pará e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente. 

Para fortalecer essa mensagem, a Hydro lançou a campanha “Eu Tenho a Cara do Pará”, que celebra a identidade amazônica e conecta o protagonismo do estado à agenda global da COP30. A iniciativa valoriza a cultura, a biodiversidade e o senso de pertencimento, reconhecendo também os desafios do setor, como equilibrar a produção de alumínio, essencial para a transição energética, com a responsabilidade socioambiental. O movimento reforça o compromisso da Hydro com a escuta, o diálogo transparente e a coerência entre discurso e prática.  

______________________________________ 

Em relação ao caso na Holanda, em seu julgamento final, o tribunal de Roterdã rejeitou todas as reclamações contra a Norsk Hydro ASA e suas entidades holandesas no caso movido pela associação brasileira Cainquiama e nove indivíduos em 2021. 

O caso foi julgado improcedente pelo tribunal de Roterdã por motivos legais e factuais. 

Durante o processo, a Hydro solicitou ao tribunal que julgasse improcedente o caso com base em evidências, apoiadas por relatórios de técnicos baseados em extensos dados públicos, demostrando que as alegações feitas pelos demandantes são infundadas. 

A Cainquiama, associação com sede em Barcarena, Brasil, e nove pessoas físicas brasileiras, entraram em 2021 com uma ação na Holanda contra as entidades holandesas da Hydro e a Norsk Hydro ASA. Os autores buscavam indenização por supostos danos à saúde e impactos financeiros decorrentes das atividades industriais da Alunorte e Albras no município de Barcarena. 

Na decisão de 24 de setembro de 2025, o tribunal holandês rejeitou todas as acusações contra a Norsk Hydro ASA e suas entidades holandesas.

Posicionamento disponível no site da Hydro: https://www.hydro.com/br/global/imprensa/noticias/2025/dutch-court-dismisses-all-claims-against-hydro/#:~:text=Em%20seu%20julgamento%20final%2C%20o,ASA%20e%20suas%20entidades%20holandesas.

Vale

A Vale está comprometida em respeitar e promover os Direitos Humanos, prevenir riscos e potenciais impactos em todas as suas atividades e ao longo de sua cadeia de valor. Reafirma ainda seu compromisso com a integridade socioambiental em seus negócios, provendo um processo contínuo de engajamento e diálogo com todas as comunidades vizinhas às nossas operações.

Como parte de suas responsabilidades, tem implementado controles, monitoramentos e inspeções periódicas em suas operações e circunvizinhanças. Além disso, temos mantido uma comunicação constante com nossos parceiros comerciais para garantir a eficiência ambiental e a segurança no transporte de minério, estabelecendo premissas e diretrizes que visam minimizar os impactos ambientais.

Sobre o bairro Piquiá da Conquista, em Açailândia (MA), alinhado ao nosso compromisso de escuta ativa junto às comunidades e de promover um legado positivo nos territórios onde atuamos, a Vale e Fundação Vale repassaram cooperativamente 45 milhões de reais à iniciativa de construção do novo bairro, entregue em outubro de 2024 às famílias que viviam no antigo bairro Piquiá de Baixo.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.