MAIS DE 12 mil trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo nos últimos cinco anos. A maior parte são homens, negros e jovens, que não tiveram acesso a direitos básicos. Boa parte deles nasceu no Maranhão, que sempre figurou entre os principais estados de ocorrência de trabalho escravo.
No geral, são pessoas que não frequentaram a escola e ingressaram bem cedo no mundo do trabalho. Entre eles estão os peões de trecho, que se deslocam de região em região, sempre em busca de serviço.
O segundo episódio do podcast Histórias de Combate ao Trabalho Escravo convida a auditora fiscal aposentada Claudia Ribeiro, que integrou a primeira geração de coordenadoras do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, criado para enfrentar o trabalho escravo contemporâneo em locais de difícil acesso.
A Claudia atuou por oito anos no combate ao trabalho escravo e conta sobre uma fiscalização no Maranhão, em que as vidas dos peões de trecho se mesclam, somando tragédias: de fazenda em fazenda, de abuso em abuso.
Histórias de Combate ao Trabalho Escravo – Episódio 2: Severinos iguais em tudo na vida
O podcast Histórias de Combate ao Trabalho Escravo é uma realização do Escravo, Nem Pensar!, núcleo de educação e políticas públicas da Repórter Brasil. A produção é da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil.
Ficha técnica
Idealização: Natália Suzuki
Roteiro: Lucia Nascimento
Edição: Natália Suzuki e Vitor Camargo
Montagem, sonorização, trilha sonora e mixagem: Victor Oliveira
Gravação: Estúdio da Repórter Brasil
Apoio: Laudes Foundation, Fundação Avina, Fundo Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso
Redes sociais: Beatriz Vitória e Tamyres Matos
Leia também