O BRASIL só passou a fiscalizar oficialmente denúncias de trabalho escravo em 1995. Até então, milhares de trabalhadores viviam invisíveis para o Estado, submetidos a jornadas exaustivas, violência e condições degradantes. Alguns dos casos mais brutais estavam nas carvoarias, onde homens, mulheres e crianças passavam a vida inteira entre o calor intenso e a fuligem dos fornos.
O terceiro episódio do podcast Histórias de Combate ao Trabalho Escravo revisita esse período inicial dos resgates e revela como o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo começou a ser construído, muitas vezes de forma improvisada, por agentes públicos que tinham poucos recursos, mas disposição para aprender na prática e enfrentar um crime profundamente enraizado.
A narrativa acompanha operações realizadas na década de 1990 em carvoarias que utilizavam mão de obra escravizada e trabalho infantil. Entre os relatos, estão histórias de crianças pequenas vivendo e trabalhando nesses espaços, expostas a riscos extremos, em condições que comprometiam sua saúde e seu direito à infância.
O podcast Histórias de Combate ao Trabalho Escravo é uma realização do Escravo, Nem Pensar!, núcleo de educação e políticas públicas da Repórter Brasil. A produção é da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil.
Ficha técnica
Idealização: Natália Suzuki
Roteiro: Vitor Camargo
Edição: Natália Suzuki e Lucia Nascimento
Montagem, sonorização, trilha sonora e mixagem: Victor Oliveira
Gravação: Estúdio da Repórter Brasil
Apoio: Laudes Foundation, Fundação Avina, Fundo Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso
Redes sociais: Beatriz Vitória e Tamyres Matos
Leia também