Leia a reportagem completa aqui
Caramuru
19 de dezembro de 2025
A Caramuru Alimentos esclarece que nenhuma propriedade pertencente aos produtores citados possuía qualquer embargo no Ibama no momento da emissão do CRA, em conformidade com o Decreto nº 6.514/2008. A empresa realiza o monitoramento contínuo de sua cadeia de fornecimento com base em critérios socioambientais, em conformidade com a legislação vigente e sua política interna de compliance, e qualquer inconformidade acarreta no bloqueio da propriedade em questão.
O Programa Sustentar está disponível na íntegra através do endereço https://www.caramuru.com/?page_id=3990.
16 de janeiro
Todas as informações referentes aos SPOs da emissão desse CRA estão arquivadas na CVM, bem como no site de RI da companhia.
9 de fevereiro
A Caramuru Alimentos esclarece que as propriedades das quais originamos grãos dos produtores citados não possuíam qualquer embargo no Ibama no momento da emissão do CRA, em conformidade com o Decreto nº 6.514/2008. A empresa realiza o monitoramento contínuo de sua cadeia de fornecimento com base em critérios socioambientais, em conformidade com a legislação vigente e sua política interna de compliance, e qualquer inconformidade acarreta no bloqueio da propriedade em questão.
O Programa Sustentar está disponível na íntegra através do endereço https://www.caramuru.com/?page_id=3990.
Pergunta da Repórter Brasil: O município indicado na lista (Anexo XIV) é onde o produtor comercializa ou tem a fazenda produtora que origina os grãos usados pela Caramuru?
20 de fevereiro
O Anexo XIV do documento compartilhado refere-se a informações obrigatórias exigidas pela regulamentação aplicável à oferta pública de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), nos termos da Instrução CVM vigente à época e das normas da ANBIMA.
A Caramuru Alimentos S.A. cumpre integralmente a legislação brasileira vigente, incluindo normas ambientais, trabalhistas e de rastreabilidade. Para mais informações sobre nossas práticas de sustentabilidade, origem responsável e políticas relacionadas, consulte a seção dedicada em nosso site oficial: https://www.caramuru.com/?page_id=3990.
UBS BB
Aplicamos diretrizes globais do UBS para os riscos de sustentabilidade e riscos climáticos. Essas diretrizes nos ajudam a identificar e endereçar possíveis efeitos adversos sobre o clima, o meio ambiente e os direitos humanos, bem como os riscos associados a eles para nossos clientes e para o UBS.
Apoiamos nossos clientes na transição para um futuro de baixo carbono e não oferecemos serviços financeiros ou de consultoria para empresas cuja principal atividade comercial está associada ao desmatamento ilegal ou à floresta de alto valor de conservação.
Nosso framework da política de riscos de sustentabilidade e riscos climáticos é divulgado de forma transparente no site www.ubs.com/sustainability-reporting.
Embora não possamos comentar sobre supostos relacionamentos ou transações com clientes, exemplos concretos de como aplicamos nossos padrões no setor agrícola e desempenhamos um papel ativo na transição, fornecemos vários estudos de caso no Suplemento do Relatório de Sustentabilidade 2024 (veja as páginas 41-43; também disponível em www.ubs.com/sustainability-reporting ).
AttestESG
A AttestESG não emitiu pareceres sobre dívidas verdes emitidas pela Caramuru na referida data. Além disso, a auditoria de toda a cadeia de fornecedores não faz parte do escopo deste tipo de parecer.
Lindt & Sprüngli
Lindt & Sprüngli is committed to addressing commodity-led deforestation in our supply chains. Our Group-wide No-Deforestation Policy and No-Deforestation Guidelines cover cocoa, palm oil, soy, and paper/pulp and set out a due‑diligence approach that includes traceability and transparency, risk assessment, risk‑mitigation actions (e.g., certified sourcing and supplier engagement), ongoing monitoring, access to grievance mechanisms, and regular reporting. For the sourcing of soy, we rely on the ProTerra Standard. For further information on ProTerra, please refer to their website: https://www.proterrafoundation.org/.
Where non-compliance with our policy or applicable laws in our supply chain is confirmed, we engage with suppliers and third parties to take appropriate action. That said, we take the issues you raise very seriously and are investigating the mentioned cases together with our supply chain partners.
Lindt & Sprüngli spokesperson
Ferrero
A Ferrero mantém um forte compromisso com cadeias de fornecimento responsáveis e livres de desmatamento, utilizando sistemas robustos de rastreabilidade e monitoramento, além de auditorias independentes para garantir conformidade socioambiental. A Caramuru Alimentos é atualmente fornecedora de lecitina de soja e, portanto, está sujeita ao processo de due diligence da empresa, que inclui avaliação de riscos ESG, auditorias contínuas e verificações.
Ferrero maintains a strong commitment to responsible, deforestation-free supply chains, using robust traceability and monitoring systems and independent audits to ensure socio-environmental compliance. Caramuru Alimentos is currently a supplier of soy lecithin and, therefore, is subject to the company’s due diligence process, which includes ESG risk assessment, continuous audits, and verifications.