Conferência Estadual pelo Trabalho Decente será lançada nesta quinta-feira

 03/03/2009

O governador do Estado de Mato Grosso, Blairo Maggi, lançará, nesta quinta-feira (05), às 9 horas, no salão nobre da Casa Civil, a campanha para a Conferência Estadual pelo Trabalho Decente. O evento, sob o tema "Trabalho decente por uma vida mais decente", ocorrerá entre os dias 14 e 16 de abril deste ano, no Cenarium Rural, em Cuiabá. A Conferência é uma realização do Governo do Estado, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Conselho Estadual do Trabalho.

O objetivo é reunir entidades de classe, empregadores, trabalhadores e o Governo, para discutir e definir as principais ações que devem compor a Agenda pelo Trabalho Decente, um pacto proposto pela OIT, que visa promover a criação de empregos com qualidade que ofereçam proteção social para homens e mulheres. Além disso, o pacto prevê a viabilização e o fortalecimento do diálogo entre empregador e empregados.

Mato Grosso é o segundo Estado a adotar a Agenda. Os temas prioritários que são entraves para o trabalho decente são: Acidentes Fatais, o Trabalho Escravo e o Trabalho Infantil. O Estado está presente em boa parte dos levantamentos nacionais e internacionais que apontam atitudes não condizentes com a dignidade humana. Casos de trabalho escravo e de trabalho infantil são encontrados em várias regiões e não são coibidos por falta de estrutura dos órgãos fiscalizados. Por isso, de acordo com a Agenda pelo Trabalho Decente, é fundamental mudar a forma como o trabalho é realizado em diversos segmentos.

Além das dimensões continentais do território mato-grossense, a falta de consciência de empregadores e empregados contribui para este quadro. Situação que está intimamente ligada às questões socioeconômicas. Mato Grosso quebra recordes na Balança Comercial, mas tem resultados opostos quando se trata do bem-estar de trabalhadores que contribuem para este cenário financeiro favorável.

Participação – Além de sugestões individuais, propostas das entidades sindicais deverão ser enumeradas em fóruns e congressos específicos e encaminhadas, antecipadamente, para o site www.mt.gov.br, até o dia 27 de março. Mais informações pelo 0800 212121.

 

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM