MPT participa de semana do combate ao trabalho escravo

 27/01/2011

Brasília (DF), 27/1/2011 – A Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete) do MPT participará de diversas atividades referentes ao dia nacional de combate ao trabalho escravo, no dia 28 de janeiro. Assim como em 2010, diversas entidades públicas e organizações civis realizam eventos relacionados ao tema para conscientizar a população desta situação recorrente no Brasil.

Nesta quinta-feira (27), o procurador geral do Trabalho, Otavio Brito, e a coordenadora nacional da Conaete, Débora Tito, participaram da apresentação do Projeto Integrado de Qualificação Profissional para Egressos do Trabalho Escravo em Cuiabá, Mato Grosso. Na mesma ocasião, os procuradores compareceram a assinatura de termo de adesão ao Programa Sócio Ambiental Reciclar – Vale Luz e visitaram as instalações da sede do Sistema Nacional de Emprego (SINE/MT), que foi reformada e ampliada com recursos destinados pelo MPT no estado.

Em Belém (PA), durante os dias 28 e 29 de janeiro, acontecerá o seminário "Trabalho Escravo no Pará, Desafios e Propostas para a Erradicação". O evento é promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª região, Escola Judicial do TRT e Comissão pastoral da Terra. No dia 30, um ato cultural na praça da república também está previsto.

No mesmo dia, em Açailândia (MA), é lançado o Atlas Político-Jurídico do Trabalho Escravo Contemporâneo no Maranhão. O documento, produzido pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH) de Açailândia, traz compilações e análises de dados sobre processo envolvendo a prática do trabalho escravo em fazendas do estado.

Em Belo Horizonte (MG), no dia 28, será realizada uma manifestação para marcar os sete anos da chacina de Unaí, em homenagem ao dia nacional pela erradicação do trabalho escravo e em memória dos auditores fiscais de Unaí. No dia 3 de fevereiro será realizada uma reunião conjunta da Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo com a Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo a fim de sensibilizar novos parlamentares sobre a importância do tema.

Conaete em 2010 – A Conaete realizou 112 operações de grupo móvel interinstitucional de erradicação do trabalho escravo em 2010 e encerrou o ano com 2.327 trabalhadores resgatados e com o total de 7.727.237 reais de multas e indenizações a empresas que mantinham empregados nessa condição.

 

Mais Informações
Assessoria de Imprensa
(61) 3314-8058/ 3314-8198

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM