TRÁFICO DE PESSOAS E TRABALHO ESCRAVO PROPOSTOS COMO TEMA DA CF2013

 23/02/2011

Brasília, 23 fev (RV) – A Rede de Organismos Eclesiais Escalabrinianos está promovendo a realização de uma Campanha da Fraternidade (CF) sobre "Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo". Neste sentido, a rede está impulsionando uma coleta de assinaturas para inserir essas temáticas já na CF de 2013.

Grupos e defensores da idéia que desejarem apoiar a iniciativa da Rede Escalabriniana devem difundir a carta que relata a complexidade do tráfico de pessoas e do trabalho escravo, fenômenos que afetam milhares de brasileiros e migrantes em todo o mundo, e divulgar a lista para os apoiadores assinarem.

A Agência Adital orienta que os abaixo-assinados sejam enviados à CNBB, com a carta (informações em www.mj.gov.br) que ressalta a importância de se alertar sobre estes crimes. Os documentos devem ser enviados diretamente ao presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, ao Secretário Geral, Dom Dimas Lara Barbosa, ou ao Secretário Executivo da CF, Pe. Luiz Carlos Dias, e uma cópia para a sede do Setor Mobilidade Humana.

A ideia da Rede Escalabriniana, ao abordar a problemática do tráfico de pessoas, é que a CF contribua no enfrentamento e erradicação destes crimes e na criação de políticas públicas e programas sociais de assistência às vítimas.

O tráfico de pessoas e o trabalho escravo, considerados a escravidão contemporânea, são fenômenos de abrangência mundial e afeta significativamente a população brasileira. O Brasil é, em maior escala, país de origem e trânsito de pessoas traficadas, e – de acordo com a Adital – se enquadra como destino de algumas vítimas do trabalho escravo e da exploração sexual.

A Rede um Grito pela Vida da Conferência dos Religiosos do Brasil Nacional (CRB) criou também o "Fique de Olho", um informativo para conhecer, enfrentar e erradicar o Tráfico de Pessoas.

Para denunciar esta grave violação dos direitos humanos, você pode ligar 180 ou escrever a [email protected].
(CM)

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM