Dioceses do Maranhão no combate ao trabalho escravo

 02/09/2011

Bacabal (MA) – Esta cidade maranhense hospedou nos dias 26 a 28 de agosto o Encontro do Mutirão Pastoral Contra o Trabalho Escravo. Estavam presentes cerca de 30 pessoas representando dez das 12 Dioceses do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão).

O Mutirão Pastoral Contra o Trabalho Escravo representa um esforço da CNBB em desenvolver ações de conscientização sobre este tema com o intuito de provocar o surgimento de iniciativas de combate ao Trabalho Escravo em todos os estados do país. O Maranhão é um dos estados onde o Trabalho Escravo é mais presente, além de o maior exportador de mão de obra escrava para os demais estados do Brasil.

O evento conseguiu despertar o interesse dos participantes para este tema. Ao final, foram apresentadas propostas de atividades nas paróquias, dioceses e em nível regional.

Segundo os coordenadores do evento, os principais desafios são incluir o tema do Trabalho Escravo nos planejamentos dessas três esferas da Igreja do Maranhão, gerando iniciativas de prevenção, denúncia e reinserção de trabalhadores resgatados.

Foram escolhidas seis pessoas para continuarem a articulação de ações e monitoramento dos planejamentos (João Antônio – Diocese de Balsas, Pedro Marinho – Diocese de São Luís, Padre Bento – Diocese de Coroatá, Rogério – Diocese de Grajaú, Maria das Neves e Dom Sebastião Lima Duarte – Diocese de Viana). O grupo se reunirá dia 22 de outubro para dar continuidade aos trabalhos em nível regional.

CNBB-CM (RV)

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM