Carta do Sindicato Rural a Dom Dominique*

 09/05/2006

Ao Reverendíssimo
Dom Dominique You
DD.Bispo da Diocese de Conceição do Araguaia Pa

A Sociedade organizada de Xinguara, aqui representada pelas entidades abaixo assinadas, sensibilizadas e preocupadas com os acontecimentos que vêm ocorrendo no setor rural, através de movimentos coordenados pela CPT de Xinguara, aconselhando e realizando invasões de propriedades rurais produtivas da região, provocando Grande Tensão Social na classe produtora, desestimulando a produção, causando medo às pessoas de boa índole e outros tantos males às famílias cristãs que aqui residem, vem á presença de Vosso Reverendíssima manifestar a insatisfação no que se refere a atuação da CPT de Xinguara, comandada pelo frei Henri de les Roziers, que usa o nome da Igreja Católica em suas ações.

O radicalismo da CPT de Xinguara, está conduzindo os produtores rurais a uma situação delicada, de revolta e insatisfação, e caso não ocorra mudanças naquele comportamento poderá advir confrontos de dimensões desagradáveis.

Pelos fatos acima expostos é que dirigimo-nos á Vosso Reverendíssimo, líder máximo da Igreja Católica da nossa Diocese, para que, se possível, interceda Junto áquele religioso, visando moderar a sua atuação frente ao grupo que comanda. Queremos manifestar também a nossa preocupação quanto aos acampamentos dos Sem-terra, assessorados pelo frei Henri, compostos por pessoas que nada tem a ver com a classe de Trabalhadores Rurais, pois existem pedreiros, mecânicos, soldadores, comerciantes informais, etc, que a sombra da CPT, lá permanecem praticando jogatinas, prostituição, consumindo drogas e bebidas alcoólicas, etc.

Queremos informar também a Vosso Reverendíssimo que as famílias acampadas vieram de outras regiões, nada tendo em comum com os trabalhadores rurais que aqui residem. Dessa forma, torna-se impossível praticar reforma agrária, pois se o órgão estatal de reforma agrária assentar essas famílias, dentre em pouco aparecem outras tantas, montando novos acampamentos, para pressionar o Incra no sentido de assenta-los também.

Informamos mais que somos a favor da reforma agrária desde que seja realizada de forma JUSTA, não provocando desequilíbrio e instabilidade às famílias dos produtores que aqui residem e produzem, explorar com racionalidade suas áreas. Lembramos ainda, que o comportamento da CPT de Xinguara, tem causado constrangimento aos católicos de forma geral, por discordarem das atitudes do Frei Henri, inclusive com mudança de religião.

Esperando que vosso Reverendíssimo tome as medidas necessárias para sanar esta grave situação, colocamo-nos a seu inteiro dispor.

Xinguara Pa, 25 de abril de 2006

Sindicato Rural de Xinguara
Loja Maçônica
Rotary Clube
Lions Clube

* O texto original não foi modificado

Voltar para a matéria Fazendeiros do Pará criticam ações da CPT e insinuam ameaças

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM