O motivo da manifestação:
Aproveitamos este MOMENTO DE FESTA, no dia 24 de maio de 2006, junto ao lançamento oficial do Parque Cidade Jardim, para expressar e esclarecer a opinião da comunidade da Favela Jardim Panorama sobre sua situação atual.
O que estamos manifestando?
Conhecendo histórias de desapropriação de favelas para a construção de grandes empreendimentos imobiliários e viários, como foi e continua sendo a história do Jardim Edith, do outro lado da Marginal Pinheiros, nós, moradores da Favela Jardim Panorama, localizada do bairro do Morumbi, fazemos este manifesto para DIZER PARA A SOCIEDADE E PARA NOSSOS NOVOS VIZINHOS que somos seres humanos e cidadãos e SABEMOS DOS NOSSOS DIREITOS e vamos lutar para adquirir: urbanização, moradia digna e emprego.
Não é de hoje a luta das comunidades mais pobres para permanecer em seu barraco, em sua favela, nas regiões mais centrais da cidade e assim, não serem eternamente excluídas para a periferia onde não há empregos, hospitais, escolas.
Não adiantará oferecer R$5.000,00 para cada barraco do Jardim Panorama, pois sabemos que a nossa terra, a nossa casa e a nossa vida valem muito mais que isso! Também não queremos passagem para voltarmos para os estados de onde viemos. Queremos continuar em nossas casas, onde elas estão há mais de 20 anos!
Nossas reinvidicações:
A nossa comunidade, organizada a partir da Associação de Moradores da Favela Jardim Panorama, reinvidica não mais que COLOCAR EM PRÁTICA AS LEIS.
Queremos que o Estatuto da Cidade, que garante o direito de todos a uma vida de qualidade em nossas cidades brasileiras, seja cumprido.
Queremos que o Plano Diretor da Cidade de São Paulo, que define a área da Favela Jardim Panorama como ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), ou seja, local destinado a habitação de interesse social, seja cumprido.
Queremos que a Operação Urbana Faria Lima, na qual está determinado que parte de sua arrecadação seja destinada a habitação popular nas favelas Coliseu, Real Parque e Jardim Panorama, seja cumprida.
Reinvidicamos apenas a PRÁTICA de uma cidade justa, DE DIREITOS IGUAIS A TODOS!
Voltar para a matéria Favela protesta em lançamento de condomínio bilionário