Sobre o autor

 10/01/2007

Leonardo Sakamoto é jornalista formado pela Universidade de São Paulo. Obteve o título de mestre em Ciência Política (USP) analisando o sucesso da resistência timorense na luta pela independência contra a Indonésia. Seu doutorado, na mesma área e instituição, é sobre trabalho escravo contemporâneo no Brasil.

Cobriu a guerra pela independência em Timor Leste e a guerra civil angolana. Ministrou, entre 2000 e 2002, disciplina de jornal-laboratório no curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes/USP. Foi repórter da revista Terra, do Guia Quatro Rodas, do Último Segundo/iG, apresentador da TV USP/TV PUC, entre outros veículos.

Ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2003) e integrou a equipe que recebeu a menção honrosa em 2005; recebeu também o Prêmio Jair Borin de Mídia Crítica (2003); integrou a equipe ganhadora do Prêmio Ethos de Jornalismo (2002) e foi finalista do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (2004). Em 2006, recebeu o Prêmio Combate ao Trabalho Escravo 2006, na categoria personalidade.

É um dos fundadores da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). Também é um dos fundadores do Projeto Redigir – curso de redação que atende pessoas carentes na Universidade de São Paulo.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM