Memória anarquista

Seis imigrantes italianos e a paixão a uma causa - vivenciar a anarquia na prática - estabeleceram, exatos 114 anos atrás, a Colônia Cecília, maior experiência anarquista da história do país.
Texto e Fotos: Maurício Monteiro Filho
 01/07/2004
Placa na entrada da trilha que resgata a saga dos imigrantes anarquistas
pelo turismo histórico

O final do século 19 foi um período de grandes mudanças para o Brasil. Em 15 de novembro de 1889, com a proclamação da República, chegava ao fim a monarquia que governara o país durante 67 anos. Cerca de um ano e meio antes, a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, havia extinguido a escravidão negra.

Foi nessa fase que o Brasil passou a receber maior fluxo de imigrantes europeus para colonizar as imensas áreas que permaneciam inexploradas, já que faltava mão-de-obra para trabalhar nas novas lavouras que se iniciavam nas regiões sul e sudeste. Grande parte dos recém-chegados tinha como destino o Paraná, cujo território, até 1853, fazia parte da província de São Paulo. Imediatamente após desmembrar-se e tornar-se autônoma, a nova província começou um programa oficial para atrair trabalhadores do Velho Mundo, principalmente poloneses, alemães e italianos.

Somente entre 1853 e 1886, cerca de 20 mil imigrantes chegaram às terras paranaenses, a maioria para trabalhar na pecuária e nas fazendas de café. Dentre eles, no entanto, havia seis italianos que buscavam um futuro diferente do almejado por seus compatriotas. Mais do que deixar para trás as agruras impostas pela miséria que castigava sua pátria, o grupo formado pelo filósofo e cientista Giovanni Rossi, pelo casal Catharina Benedetti e Achille Dondelli, Lorenzo Arrighini, Giacomo Zanetti e Evangelista Benedetti, irmão de Catharina, imigrou para o Brasil com a intenção de desenvolver a mais importante experiência anarquista da história do país, a Colônia Cecília, que durou de 1890 a 1894 na cidade de Palmeira, no sudeste do Paraná.

Esses pioneiros vinham inspirados pelos textos libertários de Rossi, que desde a década de 1870 propunha a criação de uma comunidade anarquista numa nação do hemisfério sul. A primeira opção era o Uruguai, mas, em razão da eterna disputa política naquele país entre os partidos Blanco e Colorado, acabaram decidindo-se pelo Brasil.

O projeto idealizado por Rossi foi tema de diversas obras, a começar por Colônia Cecília – Romance de uma Experiência Anarquista, de Afonso Schmidt, cuja primeira edição saiu em 1942, e foi lembrado em dois livros de Zélia Gattai – Anarquistas, Graças a Deus e Città di Roma -, em que a autora reconstitui a chegada dos Gattai ao Brasil para participar da Colônia Cecília. A história definitiva, no entanto, só se tornou conhecida após a conclusão da pesquisa realizada por mais de uma década pelo médico paranaense Cândido de Mello Neto, publicada no livro O Anarquismo Experimental de Giovanni Rossi – De Poggio al Mare à Colônia Cecília, em 1997.

Fundação da Colônia

"Foi nos primeiros dias de abril de 1890 que Evangelista Benedetti e eu, depois de alguns dias de exploração, nos estabelecemos em uma casinha de madeira abandonada (…) numa área de 10 quilômetros quadrados, constituída de pradarias e bosques e reservada para nós pelo preço de 15 liras por hectare, pagáveis em prestações."

Com esse relato, Giovanni Rossi descreveu a fundação da Colônia Cecília, quase dois meses depois da partida da Itália. A saga dos imigrantes começara no porto de Gênova, em 20 de fevereiro de 1890. Com um capital de 2,5 mil liras, os seis pioneiros partiram rumo ao Rio de Janeiro num navio mercante adaptado para passageiros, o Città di Roma.

Documentos da época são, a um tempo, relíquias e lembranças anarquistas

Passado mais de um mês, após uma estadia na ilha das Flores, que abrigava os imigrantes recém-chegados ao Rio de Janeiro, o grupo seguiu viagem para o sul do país. O objetivo inicial era alcançar Porto Alegre, mas, em razão da doença de dois dos integrantes da expedição, em 28 de março desembarcaram no porto de Paranaguá, no Paraná. De lá, Giovanni Rossi e Evangelista Benedetti seguiram para a Inspetoria de Terras e Colonização, órgão que administrava a venda de lotes aos colonos, em Curitiba.

Segundo o relatório de viagem feito por Rossi, "lá nos foram mostradas várias zonas destinadas à colonização e, porque demonstramos interesse de nos estabelecer próximos a um rio navegável, nos foi sugerido o território de São Mateus, por onde corre o belo rio Iguaçu". Dessa forma, em 2 de abril, por indicação da inspetoria, os dois italianos chegaram a Palmeira, onde, a 18 quilômetros da cidade, seria fundada a Colônia Cecília. Anarquia na prática

"Nosso propósito não é a experimentação utopística de um ideal, mas o estudo experimental – e o quanto possível rigorosamente científico – das atitudes humanas em relação a um determinado problema."

Com essa intenção, Rossi e seus companheiros ergueram sobre os campos paranaenses a bandeira rubro-negra, símbolo internacional do anarquismo. Em seu primeiro ano de existência, poucos foram os frutos da empreitada. Com a população reduzida apenas ao contingente de fundadores – com exceção de Rossi, que retornara à Itália para divulgar a experiência -, em 1890 foi iniciada a lavoura de feijão, milho, mandioca e trigo, além da criação de uma pequena horta e da aquisição de alguns animais. Ainda nesse ano, em 25 de setembro, foi registrado o nascimento do primeiro ceciliano, Giuseppe, filho de Achille Dondelli e Catharina Benedetti.

Os lavradores começaram a chegar apenas em 1891, logo em 1º de janeiro, vindos majoritariamente do norte da Itália. Ao mesmo tempo, atraídos pela propaganda de Rossi e por uma vida sem patrão e sem fome, outras pessoas se mobilizavam para a viagem à América. Com isso, já no primeiro semestre de 1891, segundo os escritos do próprio Rossi, a Colônia Cecília abrigava cerca de 250 moradores.

Essa explosão populacional superava em muito a estrutura disponível, que se resumia a cerca de 20 casas de madeira e um barracão comunitário. Nessa época, a lavoura e a pecuária ainda não produziam o suficiente para a subsistência de tal contingente. Além disso, grande parte dos recém-chegados era de origem operária e não tinha conhecimentos agrícolas para implementar uma produção em maior escala.

Moinho do Cantagalo, uma das poucas construções que resta da época dos anarquistas

O resultado foi o enfraquecimento da experiência, assim relatado por Rossi no livro Cecilia – Comunità Anarchica Sperimentale, de 1893: "A Colônia, naquele momento, não teve a consciência anárquica que podia salvá-la, mereceu morrer". Essa morte, motivada pelo crescimento exagerado do número de colonos e pelos conflitos que daí surgiram, e que culminaram com a saída de sete famílias, encerrou a primeira fase da experiência, que coincidiu com o retorno de Rossi ao Brasil.

A rápida evasão dos colonos, porém, serviu de estopim para a reorganização da Colônia. Em novembro de 1891, quando a população estava reduzida a apenas 19 pessoas, um novo grupo de lavradores chegou para dar impulso aos trabalhos agrícolas, o que faria de 1892 o ano mais próspero da curta existência da Colônia. Ao fim do ano, a Cecília, com 64 habitantes, tinha dois poços artesianos e uma estrada carroçável. Além disso, iniciava-se a plantação de videiras e a fabricação de sapatos e barris.

Fim do sonho

O ano seguinte, entretanto, marcaria o princípio da desagregação definitiva da Colônia. A grande demanda por mão-de-obra e a expectativa de melhores condições de vida nas cidades vizinhas fizeram com que muitos abandonassem o local e partissem para Palmeira, Porto Amazonas, Ponta Grossa e Curitiba. Em 1893, o próprio Rossi deixava a Cecília, dando por encerrada a experiência que pretendera desenvolver.

Mesmo após sua saída, algumas famílias continuaram chegando à Colônia, em razão da forte propaganda difundida pelos veículos da imprensa socialista européia. Esse movimento, no entanto, não foi suficiente para sua manutenção, e ela se extinguiu por volta de abril de 1894.

Evaldo Agottani: "Para os anarquistas, o vinha não era profissão, era amor"

Segundo Miguel Sanches Neto, escritor e professor de literatura brasileira da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o motivo principal do fim da Colônia foi a facilidade que os imigrantes tinham de se estabelecer independentemente no estado, que estava fazendo uma "reforma agrária", por meio da venda de terras a baixo custo e a prazo. "Como era composta por poucos anarquistas convictos e por colonos recém-convertidos, de olho na melhoria econômica da própria família, estes logo deixavam a Colônia e se estabeleciam na região", explica Sanches, que traduziu alguns dos escritos de Rossi no livro Colônia Cecília e Outras Utopias, lançado em 2000.

A historiadora Helena Isabel Mueller, em sua tese de doutorado defendida na Universidade de São Paulo (USP), indica dois fatores principais para a desagregação da Cecília. Em primeiro lugar, a insuficiência de meios materiais para a subsistência dos colonos. "Não era possível sobreviver em meio à miséria, mesmo em nome de um ideal. Até porque esse ideal pressupunha uma vida prazerosa e, na miséria, não há prazer que sobreviva", afirma ela em sua tese. Além disso, reforçando a posição de Sanches, ela aponta a heterogeneidade de interesses dos moradores como fator desagregador da Cecília. Apesar de a Colônia ter sido fundada sob os preceitos do anarcocomunismo, nem todos os que ali chegaram partilhavam esses ideais. Na realidade, boa parte daquelas pessoas queria apenas um pedaço de terra para trabalhar e condições de vida melhores do que em sua pátria.

Giovanni Rossi chegou a atribuir o fim da Colônia à existência da família como unidade social. Em suas palavras: "(…) o pior é a família. (…) No seio do parentesco, ordinariamente, os defeitos são tolerados, os quais, ao contrário, se condenam acerbamente nos outros". Para ele, enquanto o núcleo familiar não fosse dissolvido, não seria possível constituir uma sociedade verdadeiramente livre. No relatório que elaborou antes de sua saída, ele reforçou esse pensamento: "Estamos convencidos de que só quando a molécula doméstica – a família – estiver decomposta nos seus átomos constituintes a propriedade dos meios de produção voltará ao clã, mas o clã será o gênero humano. Sem oposições (…) à completa autonomia individual, só então corresponderá necessariamente a solidariedade econômica e a liberdade política, o que para nós é como dizer: comunismo e anarquia".

Independentemente das razões que levaram ao fim da Colônia, Rossi registrou também a questão mais relevante sobre os quatro anos da experiência: "As nossas fadigas, as privações, os tormentos morais causados pelo temor do insucesso, serviram para alguma coisa?" Ele próprio respondeu à questão, revelando total convicção: "[Os preceitos anarquistas] são hoje praticáveis por toda a velha sociedade burguesa. A humanidade de hoje, apesar de todos os defeitos congênitos que possui e que desenvolveu na vida social, pode viver em comunismo e anarquia".

A família Mezzadri, na casa de quase um século, que servirá de museu da Colônia Cecília

Legado

Libero Giusto Mezzadri, o mais novo entre os cinco filhos de Carlo Mezzadri, viveu desde os primeiros anos imerso nos ideais anarquistas defendidos por sua família. Ele nasceu em Cittadella, uma cooperativa agrícola fundada em 1887 na região da Lombardia, no norte da Itália, a primeira experiência, malograda, de Giovanni Rossi de criação de um núcleo anarcocomunista. Alguns anos após a partida de Rossi para fundar a Colônia Cecília, a família Mezzadri acompanhou-o em sua tentativa de implantar uma comunidade socialista experimental na América do Sul. Eles queriam deixar para trás os árduos tempos de sujeição à exploração dos donos das terras, quando chegavam a dormir entre os animais, nos celeiros, para escapar do frio cortante do inverno. A história de vida dos Mezzadri tornou seu anarquismo ainda mais radical. Como que para reforçar o sentimento anticlerical, um dos pilares do anarquismo, eram explorados não por um patrão qualquer, mas pelo bispo da região onde moravam, em Parma, no norte da Itália.

Na chegada ao Brasil, encontraram a Colônia em decadência e, juntamente com os Artusi e os Agottani, foram as últimas famílias a abandona
r definitivamente as terras da Cecília, estabelecendo-se em áreas próximas. Pelas mãos de Libero Giusto Mezzadri, ergueu-se, em 1919, uma das últimas construções ainda remanescentes do tempo dos anarquistas. A casa abriga um armazém e um memorial em homenagem aos pioneiros Mezzadri. Fotos, documentos originais da época da Colônia e um rádio são recordações do passado anarquista da família, que chegou a ser vítima de segregação não só pela vinculação ideológica como também pela ascendência italiana, malvista durante a 2ª Guerra Mundial. Mas mais do que a herança material que a casa e os objetos representam está o legado de idéias transmitido por Carlo, Libero e todos os que participaram da experiência da Colônia.

Eliziane e Evaldo Agottani: de geração para geração, o modo anarquista de produzir vinhos é preservado

Indiretamente, pela tradição oral, Carlos e Orlando, descendentes da família Mezzadri, conhecem desde a infância a história da Cecília. Os relatos do avô Orlando e do tio-avô Libero passaram-lhes a doutrina anarquista e a saga dos imigrantes que vieram para fundar a Colônia. "A história foi deturpada de duas formas. De um lado para marginalizar a experiência e, de outro, para enaltecê-la. Contudo, temos uma versão transmitida de pai para filho", conta Orlando Mezzadri.

Para os Agottani, essa história durou até junho do ano passado, quando, aos 97 anos, faleceu Oreste, levando consigo boa parte dos detalhes da participação da família na Cecília. Entretanto, para eles, a tradição se mantém viva de outra forma, pois é através da produção do vinho que o espírito anarquista da época permanece. Seguindo o exemplo do avô Arnaldo, Evaldo Agottani cultiva uvas da mesma maneira que, mais de um século atrás, os colonos da Cecília faziam com as mudas trazidas pela família. "Não vou mudar nunca. Continuarei a tradição", afirma ele. "Naquela época, a produção do vinho não era profissão, era amor." Atualmente, Evaldo possui em suas terras cerca de 9 mil parreiras de diversos tipos. Com as uvas, produz vinho, vinagre, suco e geléia. A paixão pelas vinhas chegou a sua filha, Eliziane, de 15 anos. Ela pretende manter o trabalho iniciado em 1927 por seu bisavô. "Não queremos máquinas. Seguiremos produzindo artesanalmente", confirma ela.

Ilza Agottani, irmã de Evaldo, também encontrou uma maneira própria de manter viva a memória dos anarquistas cecilianos. A um de seus restaurantes deu o nome de Anarco e, no outro, este instalado no Mercado Municipal de Curitiba, criou um memorial com painéis cobertos de fotos e recortes da imprensa nacional e internacional sobre o assunto. Segundo ela, a discriminação contra aquele pensamento político contribuiu para que, pouco a pouco, a Colônia fosse caindo no esquecimento. Em sua opinião, a admiração pelo anarquismo vai além das homenagens aos colonos: "No meu caso, foi um encontro, identifiquei-me com a ideologia. Eu me considero uma anarquista", enfatiza ela.

Caminhos da Cecília

Mais de 113 anos depois da fundação da Colônia, os caminhos trilhados pelos pioneiros anarquistas passaram, desde 26 de julho do ano passado, a alimentar o turismo sustentável de Palmeira. Numa iniciativa da prefeitura do município, foi lançada a rota turística Caminhos da Cecília. "Palmeira faz parte da rota estadual dos tropeiros, que passa por 16 municípios. Mas a história da Colônia é um diferencial nosso", comenta Vera Mayer, da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente.

A casa dos Mezzadri hoje, com 85 anos

Além de contar com pousadas e restaurantes, o itinerário abrange construções remanescentes do período em que os anarquistas viveram na região, como o Moinho do Cantagalo e a casa dos Mezzadri, onde funcionará uma espécie de museu. "A Colônia não é conhecida nem valorizada. A rota servirá para resgatar nosso orgulho por ela", diz Carlos Mezzadri, para quem a iniciativa é uma oportunidade de reavivar a saga dos colonos que trouxeram para o país os ideais do anarquismo.

Outro atrativo do trajeto é destacar a presença de outros grupos de imigrantes europeus que colonizaram a região, como os poloneses e os russo-alemães (alemães que imigraram para a Rússia no século 18 e lá viviam em comunidades isoladas), que contam com museus próprios.

Desde 2002, o turismo rural tem revelado bom retorno e, por essa razão, vem recebendo mais atenção do poder público e contando com investimentos maiores, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A expectativa é que a exploração turística da Colônia, aliada à preservação histórica, possa atrair mais visitantes. É o que pensa Eliana Carvalho, que conclui o curso de turismo na Faculdade Opet, no Paraná, com um trabalho sobre a rota. "Waterloo, na Bélgica, é um bom exemplo de turismo histórico, que atrai um grande número de pessoas apenas pelo fato de ter sido palco da famosa batalha em que Napoleão Bonaparte foi derrotado pelos ingleses. Como Palmeira não tem atrativos naturais, o que chama a atenção na cidade é a Colônia", justifica ela. "A idéia é criar aqui uma alternativa de turismo sustentável, em que os empreendedores trabalhem de forma integrada e não competindo entre si".

Além do interesse turístico, a rota pode ajudar a retirar do anarquismo os estigmas que recaíram sobre ele durante séculos. Dos dicionários ao senso comum, além de significar um sistema político libertário, a palavra "anarquia" se refere a desordem e confusão. Justamente o oposto do que buscavam os pioneiros italianos que cruzaram o Atlântico para escapar da miséria em que viviam, sob o jugo dos patrões na cidade e no campo. O que aqueles colonos desejavam era exatamente a restauração de uma ordem, como expressam os versos da Canção da Colônia Cecília. Mesmo longe da complexidade dos escritos libertários do francês Pierre Joseph Proudhon, o primeiro pensador a se autodenominar anarquista, e do russo Mikhail Bakunin, que consolidou o anarquismo como teoria política após seu rompimento com Marx durante a Primeira Internacional, a música trazida pelos seis fundadores da Colônia reflete a essência dos princípios que os guiavam: "Seremos livres, seremos iguais. Nosso ideal triunfará".

Orlando Mezzadri com a foto da inauguração da casa construída por seu
tio-avô

Sem lei e sem autoridade

Segundo o "Dicionário de Ciências Sociais" da Fundação Getúlio Vargas, anarquismo é a doutrina, teoria ou filosofia política que afirma que a autoridade política, sob qualquer aspecto, é desnecessária e indesejável. De acordo com esse princípio, a comunidade experimental idealizada por Giovanni Rossi prescindia de qualquer tipo de organização, como ele relata em seu livro "Colônia Cecília e Outras Utopias": "Não foi estipulado nenhum pacto, nem verbal nem escrito. Nenhum regulamento, nenhum horário, nenhum encargo social, nenhuma delegação de poderes, nenhuma norma fixa de vida ou de trabalho". Além disso, seus habitantes "viveram livres de toda e qualquer lei e autoridade. Com efeito, as sanções legais do país em que vivemos não exerceram nenhuma influência sobre nós".

Pautada pelo anarquismo comunista, a Colônia aboliu a propriedade privada, que foi substituída por um sistema comunitário, no qual a administração da terra e do capital era realizada sem nenhuma interferência externa. Segundo Rossi, "na Cecília a propriedade é comum e qualquer mínima disposição para dividi-la no futuro é vivamente combatida, a ponto de ninguém poder nutrir qualquer séria esperança a esse respeito".

Paraná, primeiro semestre de 2004

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM