15 pessoas foram encontradas em fazenda de São Félix do Xingu. Dono de propriedade deve pagar multas pelo crime.
Do G1 PA
Operação ocorreu entre os dias 15 e 30 de abril (Foto: Divulgação / PRF)
Equipes do Ministério do Trabalho, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal resgataram quinze pessoas que trabalhavam em situação semelhante à escravidão em São Félix do Xingu, sudoeste do Pará. A ação aconteceu durante operação realizada entre os dias 15 e 30 de abril.
Segundo informações da PRF, os 15 trabalhadores foram encontrados em uma fazenda localizada no distrito de São Félix do Xingu. Todos viviam em condições precárias de moradia e alimentação, sem receber salários. Ainda de acordo com a PRF, as vítimas eram impedidas de sair do local, devido a supostas dívidas adquiridas com os administradores da propriedade.
A Polícia Rodoviária informou que após o flagrante, os trabalhadores foram libertados e tiveram todos os direitos regularizados, como emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social, emissão de seguro desemprego, recebimento de verbas rescisórias, atualização de recolhimento de FGTS e INSS.
O proprietário da fazenda foi punido com multas e assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Além de São Félix do Xingu, a fiscalização percorreu fazendas dos municípios de Xinguara, Palestina do Pará e Xambioá, no estado do Tocantins.
Texto originalmente publicado no site G1.