Impactos da produção de carne e café são debatidos em escuta do Conselho Nacional de Direitos Humanos

Pesquisadores da Repórter Brasil participam de debate sobre cadeias produtivas em encontro promovido pelo conselho ligado ao Ministério dos Direitos Humanos
 09/07/2024

Dois pesquisadores da Repórter Brasil participaram da escuta. O gerente do Programa de Pesquisa, André Campos, falou sobre desmatamento e precarização das condições de trabalho na cadeia produtiva da carne. E a editora Poliana Dallabrida comentou casos de trabalho escravo contemporâneo na cadeia do café.

Durante a escuta, Campos mostrou que setor da carne está conectado ao desmatamento e ao conflito fundiário como a invasão de territórios tradicionais e terras protegidas por atividades produtivas no meio rural. Também apresentou flagrantes de trabalho escravo em fazendas de pecuária.

Sobre a cadeia do café, Dallabrida citou casos de fazendas que foram autuadas por trabalho escravo, inclusive propriedades certificadas por boas práticas. E destacou como escravidão contemporânea se adaptou as formas de produção atual e que as relações comerciais do café são pouco transparentes, o que dificulta a fiscalização.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

O CNDH (Conselhor Nacional de Direitos Humanos) realizou em 4 e 5 de julho 2024 uma escuta virtual sobre casos de violações de direitos trabalhistas e conflitos territoriais e a responsabilização das empresas. Para isso, contou com a participação de diversos especialistas e representantes da sociedade civil para debaterem casos emblemáticos que possam contribuir para a elaboração da Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Café ensacado (Foto: Lela Beltrão/Repórter Brasil)