RB colabora com investigação que mapeou desmatamento em couro usado por grifes

ONG Earthsight, com auxílio da Repórter Brasil, investigou a origem do couro usado por marcas como Chanel, Balenciaga e Gucci; rede de fornecedores das grifes inclui empresas abastecidas por frigorífico apontado como comprador de gado criado em áreas embargadas e na Terra Indígena Apyterewa, no Pará
Por Redação
 01/07/2025

GRIFES INTERNACIONAIS estão comprando couro de empresas que têm vínculos com fazendas que criam animais em terras indígenas e em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia. Esta é a conclusão de um estudo publicado pela organização não-governamental britânica Earthsight, realizado em colaboração com a Repórter Brasil.

A investigação analisou decisões judiciais, imagens de satélite, registros de embarques e se infiltrou em feiras do setor para desvendar a rede de fornecedores de couro de marcas como Chanel, Balenciaga e Gucci. 

Segundo a Earthsight, na base da cadeia produtiva do couro enviado à curtumes italianos fornecedores das grifes está o frigorífico Frigol. O abatedouro é apontado como comprador de gado criado em áreas embargadas por desmatamento e em fazendas instaladas ilegalmente dentro da Terra Indígena (TI) Apyterewa, em São Félix do Xingu (PA). 

A Repórter Brasil colaborou com o rastreamento das vendas de gado de fazendas associadas aos casos de desmatamento e de invasão da TI Apyterewa. Mais detalhes do caso podem ser lidos na reportagem “Grifes de luxo usam couro proveniente de desmatamento ilegal no Pará, diz estudo”.

Em nota enviada à reportagem, a Frigol afirmou que “todas as compras de gado estão em conformidade socioambiental” e que seus fornecedores diretos “não produzem em áreas de desmatamento, em terras indígenas ou em unidades de conservação, e que estão fora da lista de organizações envolvidas com trabalho escravo”. O posicionamento completo da empresa pode ser lido aqui

Leia também

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Investigação se debruçou sobre rede de fornecedores de couro de marcas como Balenciaga, Chanel e Gucci (Foto: Samuel Regan Asante/Unsplash)
Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.