ag - 595Repórter Brasil apresenta o Arquitetura da Gentrificação, primeiro projeto de jornalismo da organização baseado em financiamento coletivo. A proposta foi apresentada nesta sexta-feira, 17 de maio, na plataforma Catarse.

Clique aqui para acessar o projeto: catarse.me/AG

O projeto tem como objetivo arrecadar recursos para um mapeamento detalhado das medidas de higienização adotadas durante as duas últimas administrações municipais de São Paulo, seus impactos, e formas de resistência. O processo é marcado pelo encarecimento de custos, agravamento de trânsito e supervalorização de imóveis na região central.

A proposta de investigação jornalística é da jornalista Sabrina Duran. “Em um momento em que se discute o novo Plano Diretor, é fundamental ter informações bem embasadas. Para transformar a realidade em que vivemos, é preciso entendê-la”, defende a jornalista. “Infelizmente, a São Paulo que queremos está um pouco distante ainda. Para que ela possa se tornar realidade, é necessário que você entre nessa discussão, e para isso a Repórter Brasil pretende trazer informação de qualidade”, diz Leonardo Sakamoto, coordenador da organização.

O projeto foi orçado em R$ 18 mil, valor que precisa ser alcançado em 40 dias. A investigação será executada em três meses e resultará em uma série de reportagens especiais com livre reprodução gratuita. Clique aqui para ler mais informações e apoiar o projeto.

.
projeto