Educadores do Mato Grosso – 2023

Em 2023, a Repórter Brasil realiza o projeto Escravo, nem pensar! no Mato Grosso – 2023. A ação é realizada conjuntamente com a Secretaria de Estado da Educação do Mato Grosso (Seduc-MT) e direcionada a educadores da rede estadual de ensino de nove Diretorias Regionais de Ensino (DRE): Barra do Garças, Cuiabá, Diamantino, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande. Essas regionais são responsáveis pela administração de 462 escolas de 86 municípios mato-grossenses.

O objetivo da iniciativa é reduzir o aliciamento e os casos de trabalho escravo em comunidades vulneráveis. O projeto conta com a parceria dos órgãos do poder público e de entidades da sociedade civil que compõem a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-MT).

Os profissionais formados diretamente pela equipe do ENP! serão responsáveis pela multiplicação de conteúdos, materiais e referências relacionados ao tema do trabalho escravo e assuntos correlatos para os educadores das escolas. Estes, por sua vez, desenvolverão atividades e projetos pedagógicos sobre o tema com alunos e comunidades.


Escravo, nem pensar! no Mato Grosso – 2007 a 2015

Entre 2007 e 2015, o programa Escravo, nem pensar! implementou e apoiou iniciativas de prevenção ao trabalho escravo no estado, alcançando um total de 34.565 beneficiários. Esses projetos contaram com a parceria de Secretarias Municipais de Ensino e com participação da Seduc-MT. Para saber mais sobre algumas dessas experiências, consulte a cartilha Experiências Comunitárias de Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas 2015.


Escravo, nem pensar! no Mato Grosso – 2022

Em 2022, o programa Escravo, nem pensar! implementou e apoiou iniciativas de prevenção ao trabalho escravo no estado, alcançando um total de 162.871 beneficiários. Esse projeto contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso (Seduc/MT), da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso (Coetrae/MT) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Para saber mais sobre as experiências do projeto, consulte o caderno de resultados Escravo, nem pensar! no Mato Grosso (2022).


 

Detalhes da ação

Data de início

05/2023

Data de finalização

12/2023

Tipo de ação

Formações

Público

Educadores

Status

Finalizada

Localidade

Acorizal, Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Garças, Campinápolis, Campo Verde, Campos de Júlio, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Colíder, Comodoro, Conquista do Oeste, Cuiabá, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Figueirópolis D’Oeste, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirãozinho, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São José do Rio Claro, São Pedro da Cipa, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Torixoréu, União do Sul, Vale de São Domingos, Várzea Grande, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade
Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.