Em 2025, a ONG Repórter Brasil realiza o projeto Escravo, nem pensar! de formação de gestores e técnicos da Assistência Social do Mato Grosso do Sul sobre o tema do trabalho escravo e assuntos correlatos, em conjunto com a SEAD-MS (Secretaria de Estado de Assistência Social do Mato Grosso do Sul). A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho e a parceria da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Mato Grosso do
Sul (FETTAR-MS).
Os objetivos do projeto são:
- Sensibilizar profissionais das redes estadual e municipais de Assistência Social sobre o seu papel no contexto da erradicação do trabalho escravo.
- Mobilizar profissionais das redes estadual e municipais de Assistência Social a incorporarem o atendimento ao trabalhador resgatado e sua família de acordo com as prerrogativas de seu trabalho cotidiano.
- Articular redes de combate ao trabalho escravo em âmbito local com apoio dos profissionais das redes estadual e municipais de Assistência Social.
- Informar o trabalhador resgatado e sua família sobre seus direitos a programas, serviços e benefícios sociais e aos riscos do aliciamento e do trabalho escravo.
- Contribuir na implementação do fluxo nacional de atendimento às vítimas de trabalho escravo para o atendimento às pessoas/famílias nesta situação.