Profissionais da Segurança Pública – Mato Grosso 2024

Em 2024, a ONG Repórter Brasil implementou o projeto Escravo, nem pensar! para profissionais da Segurança Pública do Mato Grosso, em conjunto com a Secretaria Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SESP-MT). Participaram da iniciativa 84 agentes da Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso (PJC-MT) que atuam em 64 municípios do estado. 

A ação contou com o apoio do Fundo Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso. O objetivo é preparar os profissionais da Segurança Pública para atuar em casos de trabalho escravo de acordo. 

O projeto teve como público-alvo delegados, escrivães e investigadores das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) da Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso. Participaram ainda representantes do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PJC-MT, além de servidores alocados na SESP-MT. Os participantes foram capacitados para identificar eventuais vítimas e encaminhar os casos de acordo com o Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo.

O trabalho escravo no Mato Grosso

O Mato Grosso é um estado estratégico no combate ao trabalho escravo no Brasil. Ele figura a terceira posição dentre os estados com o maior número de pessoas encontradas em condições análogas à escravidão do Brasil: ao todo, foram 6.233 libertações entre 1995 e 2023, em 233 casos. Esse número corresponde a 10% dos 63.426 trabalhadores escravizados no país. Confresa, no nordeste do estado, lidera o ranking: foram escravizadas 1.393 pessoas no município, o que representa 22% do total do estado. Dos 142 municípios do estado, 84 (59%) já tiveram registro de trabalho escravo. Os que lideram o ranking de casos são Juara (4%), Nova Ubiratã (4%), Tapurah (4%), Vila Rica (4%) e Nova Bandeirantes (4%).

Detalhes da ação

Data de início

07/2024

Data de finalização

12/2024

Tipo de ação

Formações

Público

Profissionais da Segurança Pública

Status

Finalizada

Localidade

Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguaiana, Araputanga, Arenápolis, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Colniza, Comodoro, Cuiabá, Denise, Diamantino, General Carneiro, Glória D’Oeste, Itaúba, Jauru, Juara, Mato Grosso, Matupá, Nobres, Nova Bandeirantes, Nova Olímpia, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Querência, Ribeirãozinho, Santa Terezinha, São José do Rio Claro, Sinop, Tangará da Serra, Torixoréu, União do Norte
Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.