#130 Mulheres assumem 76% do trabalho de cuidado não pago

Foto: Fernando Martinho

A responsabilidade por tarefas como lavar, cozinhar, cuidar de idosos e crianças historicamente recai desproporcionalmente sobre as mulheres. O estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), “Políticas para a Corresponsabilidade no Mundo do Trabalho”, reafirma isso: são elas as responsáveis por 76,2% do trabalho de cuidado não remunerado. As brasileiras dedicam 9,8 horas semanais a mais que os homens para essas atividades.

Segundo o relatório, além das desigualdades entre gêneros, fatores como classe social e raça aprofundam as diferenças entre mulheres. Nas famílias de baixa renda, com renda per capita de até ¼ do salário mínimo, elas gastam em média 11,6 horas semanais a mais com cuidados em comparação às mulheres de domicílios com renda mais alta. Já entre as mulheres negras e brancas, apesar de uma diferença menor, aquelas são mais oneradas, dedicando 22,4 horas semanais contra as 20,7 horas gastas pelas brancas.

Esses dados não apenas revelam o maior desgaste feminino, mas também explicam as desigualdades no mercado de trabalho. Em 2022, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, 61% das mulheres de 25 a 29 anos que não estavam buscando emprego apontaram as responsabilidades familiares como o principal motivo. Essa sobrecarga impacta a participação delas no mercado de trabalho, com apenas 52,6% de mulheres ativas, em contraste com 72,3% de homens.

As disparidades no tempo dedicado ao cuidado agrava as desigualdades de gênero e raça, afetando especialmente as mulheres negras e de baixa renda. Esse cenário exige políticas públicas adequadas e uma maior oferta de serviços de cuidado públicos e acessíveis.

🔗 Acesse o estudo completo: https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/brasil-que-cuida/observatorio-do-cuidado/publicacoes/cartilhas/politicas-para-a-corresponsabilidade-no-mundo-do-trabalho_final.pdf

EDUCARB

#130 Mulheres assumem 76% do trabalho de cuidado não pago

 24/11/2025

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.