Horas Extras

Negar-se a fazer horas extras pode trazer punição ao trabalhador?

Não, por se tratar de algo excepcional de acordo com a própria lei, que as limita a 2h extras, quando existe grande necessidade. A hora extra custa mais caro que a hora de trabalho normal. Mesmo a prestação de horas extras sendo comum, trabalhar em excesso adoece, envelhece e pode matar. As estatísticas demonstram que a maioria dos acidentes de trabalho ocorre nos horários de menor atenção mental do trabalhador, no início da jornada, porque o corpo demora a se adaptar ao ritmo e a tensão do trabalho. E no final da jornada, porque a fadiga física e mental conspira a favor dos riscos criados no ambiente de trabalho. Se as horas extras estão virando hábitos na empresa onde trabalha fale com seu chefe da necessidade de contratar mais gente, ou fale discretamente com o pessoal do sindicato.
 16/11/2010

Não, por se tratar de algo excepcional de acordo com a própria lei, que as limita a 2h extras, quando existe grande necessidade. A hora extra custa mais caro que a hora de trabalho normal. Mesmo a prestação de horas extras sendo comum, trabalhar em excesso adoece, envelhece e pode matar.
As estatísticas demonstram que a maioria dos acidentes de trabalho ocorre nos horários de menor atenção mental do trabalhador, no início da jornada, porque o corpo demora a se adaptar ao ritmo e a tensão do trabalho. E no final da jornada, porque a fadiga física e mental conspira a favor dos riscos criados no ambiente de trabalho.
Se as horas extras estão virando hábitos na empresa onde trabalha fale com seu chefe da necessidade de contratar mais gente, ou fale discretamente com o pessoal do sindicato.

*Marcus Barberino, juiz do Trabalho

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM